Percepções de Licenciandos em Início de Formação sobre a História da Matemática

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.688

Palavras-chave:

História da Matemática, Licenciatura em Matemática, Formação de Professores

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as percepções de discentes do primeiro ano de Licenciatura em Matemática sobre as possibilidades de trabalhar a História da Matemática. A pesquisa qualitativa foi realizada com 26 estudantes de uma universidade do Paraná, que cursavam a disciplina de Introdução à Educação Matemática. Utilizou-se um questionário que abordava diferentes formas de integrar a HM no ensino, com foco específico para esse estudo em cinco das abordagens propostas pelos autores: trechos históricos, projetos de pesquisa baseados em textos históricos, fontes primárias, fichas de atividades e pacotes históricos. A análise dos dados, fundamentada na Análise de Conteúdo de Bardin (2011), revelou que os alunos mostraram preferências por algumas abordagens, como projetos de pesquisa baseados em textos históricos e fichas de atividades, além de experiências ao ar livre. No entanto, outras possibilidades, como o uso de trechos históricos, fontes primárias, pacotes históricos, aproveitamento de erros, concepções alternativas, mudança de perspectiva, revisão de suposições implícitas, argumentos e notações, problemas históricos, instrumentos mecânicos, atividades matemáticas experienciadas, peças teatrais, filmes e outros meios visuais e internet, não foram igualmente bem aceitas. A maioria dos acadêmicos não reconheceu a viabilidade de utilizar todas as formas propostas, revelando uma lacuna no conhecimento sobre como integrar a HM no ensino. Isso evidencia a necessidade de uma formação mais abrangente e enfática para os futuros professores.

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Biografia do Autor

Hellen Grandi Ferreira, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP).

Arnold Vinicius Prado Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando em Ensino de Ciências e Tecnologia (UTFPR-PG) e Doutorando em Ciências com Especialidade em Matemática Educativa (UAGRO-México); Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEPG-2020). É Neuropsicopedagogo Clínico pelo (Instituto Rhema- 2018); Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática (FAPI-2017) e Psicopedagogia escolar pela mesma instituição em (2017). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2020). Participou do PLI (Programa de Licenciaturas Internacionais), na Universidade de Coimbra, em Portugal (2013-2014). Possui curso técnico em Formação de Docentes em Nível Médio na modalidade Normal, pelo Instituto de Educação Estadual Professor César Prieto Martinez (2010).

Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática (2016) e Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2018), ambos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Possui Doutorado em Educação Para a Ciência e a Matemática (2023) pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. É professor na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Campus Apucarana. Participa do Grupo de Estudos em Resolução de Problemas na Educação Matemática - GERPEM/UEM. Tem experiência na área da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas. formação de professores, resolução de problemas, tecnologias no ensino e revisão sistemática. 

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Publicado

2024-12-30

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Como Citar

Grandi Ferreira, H., Prado Souza, A. V., & Rodrigues Mendes, L. O. (2024). Percepções de Licenciandos em Início de Formação sobre a História da Matemática. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–22. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.688

Edição

Seção

DOSSIÊ - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS