GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre intervenções na formação de professores

Autores

  • Heloisa Silva heloisas@rc.unesp.br
    Docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro.

Palavras-chave:

GHOEM, História Oral, Formação de professores, Intervenção

Resumo

Neste texto apresentamos a linha de pesquisa “História Oral, Narrativas e Formação de Professores: pesquisa e intervenção”, em desenvolvimento no âmbito do Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM). Explicitamos as principais problemáticas anunciadas nessa linha, considerando suas justificativas e os aspectos teórico-metodológicos que as têm amparado (FERREIRA, 2016; PORTELLI, 2009; GARNICA, 2017, 2006; MIGUEL e MIORIM, 2004) e alguns resultados e discussões delas resultantes. Partimos das discussões emergentes sobre lugar, identidade e filiação da História da Educação Matemática e suas implicações para a reflexão sobre a abordagem desse campo na formação de professores (de matemática); tratamos de aspectos da História do Tempo Presente no que se refere às culturas de matemática e educação (matemática), suas especificidades, desafios; por fim, discutimos o potencial da História da Educação Matemática na formação de professores, em especial, por meio da História Oral, a partir dos nossos estudos nessa linha, apontando algumas contribuições e desafios de se trabalhar a História Oral como abordagem pedagógica em espaços voltados à formação de professores de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-25

Métricas


Visualizações do artigo: 398     PDF downloads: 159

Como Citar

Silva, H. (2018). GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre intervenções na formação de professores. Revista De História Da Educação Matemática, 4(3). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/237

Edição

Seção

Artigos