SABERES A E PARA ENSINAR EM DISCUSSÃO: desdobramentos e entrelaces nas pesquisas em História da Educação Matemática.

Autores

  • Cézar Jesus da Rocha cezarjrocha@hotmail.com
    Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Matemática a ensinar, Matemática para ensinar, Ensino de Matemática

Resumo

Trata-se de um ensaio teórico cujo objetivo é contribuir com problematizações que impulsionem pesquisadores, em especial da História da Educação Matemática, aprofundar, ressignificar e/ou encaminhar novas pesquisas. Coloca em discussão os estudos desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra/Suíça. Nortearam esta reflexão as seguintes questões: Quais os pontos de convergência e singularidades entre os termos “saberes a e para ensinar” e “matemática a e para ensinar”? É possível falar de uma matemática a ensinar sem que a ela esteja associada uma matemática para ensinar, ou vice-versa? É admissível a polarização entre matemática para ensinar e matemática a ensinar, situando-as, exclusivamente no campo de formação profissional ou nos campos disciplinares de referência? Em que medida a categorização saberes a ensinar amplia ou diferencia conceito de conteúdos de ensino? A análise empreendida não responde a todas as questões levantadas, mas aponta alguns desdobramentos que esse referencial teórico pode encontrar quando aplicado ao campo de pesquisa em História da Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cézar Jesus da Rocha, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Professor de Matemática da rede pública de ensino do Estado da Bahia. MsC. em Ensino na Educação Básica – UFES.

Downloads

Publicado

2019-05-26

Métricas


Visualizações do artigo: 891     PDF downloads: 248

Como Citar

Rocha, C. J. da. (2019). SABERES A E PARA ENSINAR EM DISCUSSÃO: desdobramentos e entrelaces nas pesquisas em História da Educação Matemática. Revista De História Da Educação Matemática, 5(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/253

Edição

Seção

Artigos