FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963)

Autores

Palavras-chave:

Escola Normal., Saberes Aritméticos., Cadernos Escolares, Santo Amaro -BA

Resumo

Neste artigo, analisamos os saberes aritméticos constituídos durante o processo de formação de professores da Escola Normal Teodoro Sampaio, no período de 1954 a 1963. O ponto de partida da delimitação temporal da análise se justifica por corresponder aos primeiros anos de funcionamento da referida instituição de ensino e seu limite final em função das fontes por nós localizadas. Para alcançarmos o objetivo proposto, consideramos os aportes teórico-metodológicos de autores como André Chervel, sobre a história das disciplinas escolares, Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly, acerca dos processos de constituição de saberes docentes. A partir do diálogo com esses autores e com a literatura já produzida, interrogamos as fontes localizadas, como: legislações vigentes, atas de posse, cadernos escolares e entrevistas produzidas com ex-normalistas. A análise das fontes nos permitiu considerar que os saberes aritméticos foram dispensados no primeiro ano de formação nessa Escola Normal, em uma rubrica ora denominada Matemática, ora Aritmética. Tais saberes aritméticos foram constituídos por conteúdos que seriam ensinados no Curso Primário, mas foram influenciados, principalmente, por uma cultura do Curso Ginasial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Ferreira Nery, Universidade Estadual de Feira de Santana

Departamento de Ciências Exatas - Área de Educação Matemática

Downloads

Publicado

2020-09-01

Métricas


Visualizações do artigo: 343     PDF downloads: 206

Como Citar

Nery, W. F., Gomes, L. P. S., & Silva, M. R. I. S. (2020). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963). Revista De História Da Educação Matemática, 6(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/336

Edição

Seção

Dossiê - Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino