OS SABERES A ENSINAR DESENHO PARA A ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934

Autores

  • Marcos Denilson Guimarães markito_mat@hotmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA

Palavras-chave:

Ensino de Desenho, Escola Normal do Maranhão, Saberes profissionais, História da educação matemática

Resumo

Este texto analisa os saberes da formação de professores que ensinam Matemática. Em específico, do saber Desenho presente na formação de professores(as) normalistas do estado do Maranhão. Neste sentido, a análise apoia-se no ferramental teórico-metodológico da história cultural e mobiliza conceitos elaborados pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação – ERHISE, da Universidade de Genebra, sobre saberes a ensinar e saberes para ensinar, bem como agrega apropriações desse ferramental por historiadores da educação matemática no Brasil. Com isso, buscou-se responder a seguinte questão: Que finalidades de ensino são emanadas da escolha de saberes a ensinar Desenho para os(as) alunos(as) da Escola Normal do Maranhão, durante a primeira década do século XX? Os resultados apontam que a seleção de saberes a ensinar para essa instituição serviu para desenvolver habilidade intuitiva na avaliação de grandezas e distâncias, técnico-gráfica na elaboração de desenhos ornamentais e de arte aplicada e, prática para o uso cotidiano. Ademais, a organização desses saberes seguia a lógica de transmissão de saberes baseada no método de ensino intuitivo.

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Biografia do Autor

Marcos Denilson Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM/UFMA)

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Publicado

2020-09-01

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Como Citar

Guimarães, M. D. (2020). OS SABERES A ENSINAR DESENHO PARA A ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934. Revista De História Da Educação Matemática, 6(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/314

Edição

Seção

Dossiê - Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino