A ESCOLA ATIVA NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: o programa de Aritmética de 1946

Autores

  • David Antonio Costa david.costa@ufsc.br
    Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC CED - Centro de Ciências da Educação

Palavras-chave:

Aritmética, Escola ativa, Programa de ensino

Resumo

Este texto tem como objetivo caracterizar alguns aspectos da escola ativa nos grupos escolares catarinenses vistos no programa de Aritmética de 1946. Adota-se como ferramental teórico-metodológico a História Cultural representada nas ideias de Julia e outros referencias da História da Educação. O texto produzido, cotejado com a legislação catarinense tomada como fonte privilegiada, permitiu identificar características do ideário da Escola Nova desde os tempos da Reforma Trindade, 1935, intensificando sua presença no programa de 1946. No entanto, ainda que este movimento tenha sido gradualmente intensificado, também foi observado a permanência da característica da Pedagogia Moderna, representada pelo método intuitivo. De fato, nota-se um deslocamento gradativo direcionado para a escola ativa caracterizado pela ênfase dada ao ensino no trabalho pelo aluno.

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Biografia do Autor

David Antonio Costa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC CED - Centro de Ciências da Educação

Departamento de Metodologia de Ensino

Educação Matemática

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Publicado

2016-05-15

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Como Citar

Costa, D. A. (2016). A ESCOLA ATIVA NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: o programa de Aritmética de 1946. Revista De História Da Educação Matemática, 2(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/35

Edição

Seção

Artigos