O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?)

Autores

Palavras-chave:

Estudo Dirigido, Escola Secundária, Saberes Para Ensinar, Ensino, Método

Resumo

Este artigo é a extensão de uma pesquisa realizada em um programa de mestrado em Educação Matemática. Para a elaboração do presente texto utilizou-se como suporte documental a revista Escola Secundária, com circulação entre os anos de 1957 e meados de 1960, essas publicações foram patrocinadas pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES). O público-alvo da revista foi o professorado brasileiro do Ensino Secundário, tinha como um dos seus objetivos fornecer informações e estratégias de atuação para o professor, com estudos e experiências de sucesso. Entre esses estudos trazemos neste artigo a estratégia de ensino do Estudo Dirigido para o ensino de Matemática, difundida e defendida pelos autores da CADES. Realizamos uma pesquisa exploratória desse material, um breve histórico da revista, quadro de artigos relacionados com a Matemática publicados na revista, relatos e exemplos de aplicação do Estudo Dirigido e a visão dos autores sobre esse tema. Como resultados da pesquisa apresentamos o Estudo Dirigido como um Saber para Ensinar Matemática, dentro do contexto e expectativas abordadas pelos agentes produtores do Material estudado.

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Biografia do Autor

Rogério Joaquim Santana, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrando em Educação Matemática

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Publicado

2021-07-30

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Como Citar

Santana, R. J. (2021). O ESTUDO DIRIGIDO REVELADO NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-196?). Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–20. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/375

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Artigos