O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA

Autores

  • Mariliza Simonete Portela mariliza.portela@unespar.edu.br
    UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná Campus Paranaguá
  • Liceia Alves Pires liceia.pires@unespar.edu.br
    UNESPAR/Paranaguá
  • Reginaldo Rodrigues da Costa reginaldo.costa@pucpr.br
    Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR https://orcid.org/0000-0003-3882-0015

Palavras-chave:

Matemática. Ensino de frações. Saberes docentes.

Resumo

O artigo aqui apresentado resulta do encontro de dois fatores, o vínculo com grupos de pesquisas que estudam a história da educação matemática e as discussões em cursos de formação de professores que ensinam matemática na educação básica.  Com o objetivo de estudar, do ponto de vista histórico, os saberes preconizados para o ensino de matemática, sobretudo para o ensino de frações, a pesquisa buscou respostas para a questão: que saberes docentes eram mobilizados para ensinar frações na década de 1960? Tendo como pano de fundo a presença do conteúdo frações, em níveis escolares diversos, fizemos a pesquisa em documentos oficiais norteadores de propostas de ensino de matemática da década de 1960 e em manuais pedagógicos dessa mesma década. A pesquisa de cunho histórico, utilizando os referenciais da história cultural não só nos possibilitou destacar os saberes docentes necessários para ensinar frações, como convergiu para outra questão de igual importância que inicia aqui e servirá como elemento propulsor para novas pesquisas: Em que, essa digressão histórica, poderá contribuir na formação de novos profissionais que ensinam matemática?

 

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Biografia do Autor

Mariliza Simonete Portela, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná Campus Paranaguá

Doutora e Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná na Linha de Pesquisa Historia e Politicas da Educação. Graduada em Matemática Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002) e Especialista em Tecnologias Aplicadas a Educação (2003), Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos em EAD (2011). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil - GHEMAT, atualmente professora efetiva do Ensino Público Superior atuando com Metodologia do Ensino das Ciências e Matemática. Fundamentos da Matemática e Estatística Aplicada à Educação. História da Matemática. Experiência no Ensino a Distância Pós Graduação no Ensino de Matemática e Física, Matemática Aplicada e Orientação de TCCs no Ensino de Matemática e Fisica. Experiência na área de Matemática no Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante na Formação de Professores das séries iniciais. Trabalhos desenvolvidos com oficinas de Jogos Aplicados ao Ensino e Aprendizagem da Matemática e História da Disciplina Matemática.

Liceia Alves Pires, UNESPAR/Paranaguá

Doutora pela Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2019. Professora efetiva da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-Paranaguá) Paraná, Brasil, vinculada ao Colegiado de Matemática. Endereço para correspondência: Rua Mestre Leopoldino, 363, Apto 202. Paranaguá PR, Brasil. CEP 83.202.120. E-mail: liceia.pires@unespar.edu.br.

Reginaldo Rodrigues da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor Adjunto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Endereço para correspondência: Rua Visconde do Rio Branco, 1541, apto 121, Centro, Curitiba, Paraná, Brasil, CEP: 80420-210. E-mail:  reginaldo.costa@pucpr.br.

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Livraria da Física.

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Publicado

2021-05-10

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Como Citar

Portela, M. S., Pires, L. A., & da Costa, R. R. (2021). O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–19. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/384

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de frações: história e perspectivas atuais