O MANUAL DO ENSINO PRIMÁRIO, DE MIGUEL MILANO: que problemas?

Autores

  • Luciane de Fatima Bertini lfbertini@gmail.com
    Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Problemas, Ensino de aritmética, Manual do Ensino Primário

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender as propostas de problemas, para o ensino de aritmética no Manual do Ensino Primário de Miguel Milano, por meio da análise de um exemplar da 2ª edição deste manual para o 4º ano publicado em 1939. Foi possível considerar que os problemas aparecem, no manual, com o objetivo de contribuir para a compreensão dos conteúdos, e também utilizados como treino para garantir a aprendizagem. Além disso, observou-se que a presença dos problemas parece atender às orientações para o ensino, dadas pelo método intuitivo, o que pode ser observado, por exemplo, nas propostas de problemas relacionados ao cotidiano da vida adulta. No entanto, esta relação é estabelecida apenas para alguns dos conteúdos apresentados. Em outros a apresentação é realizada a partir de definições e descrições de procedimentos, seguidos de exemplos que envolvem apenas relações numéricas. Assim, parece haver neste manual, uma diferenciação na relação do método de ensino com os diferentes saberes escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Métricas


Visualizações do artigo: 605     PDF downloads: 98

Como Citar

Bertini, L. de F. (2016). O MANUAL DO ENSINO PRIMÁRIO, DE MIGUEL MILANO: que problemas?. Revista De História Da Educação Matemática, 2(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/36

Edição

Seção

Artigos