A ESCOLARIZAÇÃO DO DESENHO NA ESCOLA NORMAL DE BELO HORIZONTE (1906-1946)

Autores

  • Ismael Krishna de Andrade Neiva ismakrish@yahoo.com.br
    GEPHE - FaE/UFMG
  • Thais Nivia de Lima e Fonseca thaisnlfonseca@gmail.com
    Gephe - FaE/UFMG

Palavras-chave:

Ensino de Desenho, Escola Normal de Belo Horizonte, História das disciplinas escolares

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama sobre o processo de escolarização da disciplina denominada Desenho, ocorrido no âmbito da Escola Normal de Belo Horizonte, entre os anos de 1906 e 1946. Utilizando de referenciais teóricos vinculados à história das disciplinas escolares, o texto propõe demonstrar como os argumentos favoráveis a um ensino de desenho geométrico disputaram espaço nos programas e currículos oficiais com os argumentos favoráveis a um ensino de desenho de viés mais artístico, embasado em postulados advindos das academias de Belas Artes. O artigo apresenta, então, as disputas entre esses dois pontos de vista, apontando as rupturas e permanências desses discursos na Escola Normal de Belo Horizonte.

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Publicado

2016-10-10

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Como Citar

de Andrade Neiva, I. K., & de Lima e Fonseca, T. N. (2016). A ESCOLARIZAÇÃO DO DESENHO NA ESCOLA NORMAL DE BELO HORIZONTE (1906-1946). Revista De História Da Educação Matemática, 2(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/86