HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA CULTURAL: entre diálogos e reflexões

Autores

  • Cézar Jesus da Rocha cezarjrocha@hotmail.com
    Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Campus São Mateus
  • Moysés Gonçalves Siqueira Filho siqueira.moyses@gmail.com
    Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Campus São Mateus

Palavras-chave:

História Cultural, Educação Matemática, Ensino Primário

Resumo

Partindo dos pressupostos da História Cultural, procuramos discutir e refletir acerca de sua presença em pesquisas que versam sobre diferentes segmentos no campo da História da Educação Matemática, objetivos esses, distribuídos ao longo de quatro seções, nas quais conceituamos a Nova História Cultural e sua aderência em diferentes espaços e tempos, bem como, sumarizamos a produção dos integrantes do GHEMAT/ES. Subsidiados por questões que nos direcionam realizar pesquisas que preconizam saberes elementares matemáticos, prescritos e praticados por sujeitos inseridos em contextos educacionais, em geral, ou naqueles relacionados à Matemática, em particular, inferimos que a vinculação entre história da educação matemática e história cultural ocorre por meio de vieses que permitem aos pesquisadores, da educação matemática, encontrar na história cultural a execução do ofício de historiadores, concedendo-lhes tomar a cultura como parte essencial da vida social, sobretudo, acerca do papel que desempenham como intérpretes do passado nas narrativas que constroem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cézar Jesus da Rocha, Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Campus São Mateus

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Campus São Mateus

Moysés Gonçalves Siqueira Filho, Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Campus São Mateus

Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Campus São Mateus

Downloads

Publicado

2017-10-12

Métricas


Visualizações do artigo: 485     PDF downloads: 177

Como Citar

Rocha, C. J. da, & Siqueira Filho, M. G. (2017). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIA CULTURAL: entre diálogos e reflexões. Revista De História Da Educação Matemática, 3(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.