PRIMEIRA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ENSINO PRIMÁRIO EM SANTA CATARINA: trabalhos manuais nas escolas primárias
Palavras-chave:
História Cultural, História da educação matemática, Saberes matemáticos, Trabalhos manuaisResumo
Diversas conferências mobilizadas por intelectuais da educação tomam espaços motivadas por
movimentos reformistas em âmbito estadual e nacional na década de 1920 no Brasil. Este artigo
intenta analisar a tese oficial n. 06 presente nos Anais da Primeira Conferência Estadual de Ensino
Primário ocorrida em Santa Catarina em 1927 que tratou especificamente dos trabalhos manuais nas escolas primárias e complementares. Fundamentado nos pressupostos teóricos da História Cultural, a análise levou em conta referências da história, história da educação, bem como da história da educação matemática. Como resultado desta investigação apurou-se recomendações e discussões pelos participantes da Conferência sobre os conteúdos relacionados aos trabalhos manuais. Estes revelam aproximações da natureza do ensino do saber matemático rudimentar, se articulam com problemas da vida e também instrumentalizam os alunos para uma fase pós-escola.
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