PRIMEIRA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ENSINO PRIMÁRIO EM SANTA CATARINA: trabalhos manuais nas escolas primárias

Autores

Palavras-chave:

História Cultural, História da educação matemática, Saberes matemáticos, Trabalhos manuais

Resumo

Diversas conferências mobilizadas por intelectuais da educação tomam espaços motivadas por
movimentos reformistas em âmbito estadual e nacional na década de 1920 no Brasil. Este artigo
intenta analisar a tese oficial n. 06 presente nos Anais da Primeira Conferência Estadual de Ensino
Primário ocorrida em Santa Catarina em 1927 que tratou especificamente dos trabalhos manuais nas escolas primárias e complementares. Fundamentado nos pressupostos teóricos da História Cultural, a análise levou em conta referências da história, história da educação, bem como da história da educação matemática. Como resultado desta investigação apurou-se recomendações e discussões pelos participantes da Conferência sobre os conteúdos relacionados aos trabalhos manuais. Estes revelam aproximações da natureza do ensino do saber matemático rudimentar, se articulam com problemas da vida e também instrumentalizam os alunos para uma fase pós-escola.

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Biografia do Autor

Yohana Taise Hoffmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Bacharel em Ciências Sociais (2013) pela UFSC, Trabalho de Conclusão de Curso com ênfase na Sociologia da Educação.

David Antonio da Costa, Prof. da Universidade Federal de Santa Catarina

Docente da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus Universitário Trindade

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Publicado

2017-10-12

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Como Citar

Hoffmann, Y. T., & Costa, D. A. da. (2017). PRIMEIRA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ENSINO PRIMÁRIO EM SANTA CATARINA: trabalhos manuais nas escolas primárias. Revista De História Da Educação Matemática, 3(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/156