HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: atividades a partir das discussões do GPEP

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Formação de Professores, Atividades

Resumo

O texto apresenta algumas atividades desenvolvidas na disciplina de História da Educação Matemática (HEM) do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Brasil. A concepção delas foi guiada pela questão: que atividades baseadas na história da educação matemática brasileira podem contribuir para a formação de professores de matemática na UFRN? Elas foram inspiradas em discussões e estudos realizados no interior do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática (GPEP) e estão apoiadas no princípio de que o educador com senso histórico vê o passado do processo educativo refletido no presente na forma de pressupostos, práticas, preconceitos, alterações e permanências e que os professores devem compreender o passado do ensino de matemática para tornar o presente mais inteligível, questionar a consciência social coletiva e promover e/ou provocar questionamentos sobre ele. As três atividades descritas pretendiam, entre outras coisas, discutir com futuros professores aspectos relativos à influência do Movimento da Matemática Moderna no ensino brasileiro e à constituição de novas histórias sobre o ensino e a aprendizagem de matemática potiguar.

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Biografia do Autor

Fernando Guedes Cury, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação Matemática pela UNESP , campus de Rio FClaro.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais eMatemática (UFRN)

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Publicado

2017-12-25

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Como Citar

Cury, F. G., & Gutierre, L. dos S. (2017). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: atividades a partir das discussões do GPEP. Revista De História Da Educação Matemática, 3(3). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/176

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