OS PROGRAMAS DE ENSINO ELEMENTAR NOS CURSOS DE “TREINAMENTO” DOS PROFESSORES LEIGOS DOS MUNICÍPIOS BAIANOS: o que dizem sobre o contexto socioeconômico, político e educacional da Bahia da década de 1950?

Autores

  • Eliene Barbosa Lima elienebarbosalima@gmail.com
    Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Inês Angélica Andrade Freire inafreire@gmail.com
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Campus Jequié

Palavras-chave:

Programas de Ensino Elementar, Professores Leigos, Meio Rural Baiano

Resumo

Neste artigo, focamos a nossa atenção em analisar os programas, em especial o de aritmética, dos cursos de formação dos professores voltados ao ensino elementar nas escolas do interior baiano e do seu meio rural para uma interpretação do contexto socioeconômico, político e educacional da Bahia da década de 1950.  Para tanto, prioritariamente, fizemos uso de uma literatura vigente sobre a história da Bahia e de dois programas de ensino produzidos nessa década, além de um breve diálogo com o sociólogo Elias em torno de sua obra “O processo civilizador”.  Alinhando-se aos propósitos do governo federal, o governo da Bahia buscou intervir uniformemente nos municípios, distritos e povoados baianos, notadamente rural, regulamentando a sua campanha do ensino elementar, tendo como uma de suas principais ações ampliar o quadro de professores leigos via cursos de “treinamento”,  vislumbrando o progresso, a civilização e a modernidade dessas localidades. Contudo, consideramos que isto não foi plenamente materializado, diante da discrepância entre os programas de ensino propostos para “treinar” os regentes leigos municipais e os programas de ensino que deveriam ser seguidos nas escolas da capital e do interior, em particular em relação aos saberes matemáticos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Métricas


Visualizações do artigo: 311     PDF downloads: 56

Como Citar

Lima, E. B., & Freire, I. A. A. (2016). OS PROGRAMAS DE ENSINO ELEMENTAR NOS CURSOS DE “TREINAMENTO” DOS PROFESSORES LEIGOS DOS MUNICÍPIOS BAIANOS: o que dizem sobre o contexto socioeconômico, político e educacional da Bahia da década de 1950?. Revista De História Da Educação Matemática, 2(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/45

Edição

Seção

Artigos