CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas

Autores

  • Eliene Barbosa Lima elienebarbosalima@gmail.com
    Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Inês Angélia Andrade Freire inafreire@gmail.com
    Professora Assistente do Departamento de Química e Exatas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus - Jequié

Palavras-chave:

Cadernos, Saberes Matemáticos, História, História da Matemática, História da Educação Matemática

Resumo

Neste artigo discutimos, sem nenhuma pretensão de esgotar o tema, algumas possibilidades de investigações dos cadernos com saberes matemáticos em uma historiografia da matemática, em particular, da educação matemática. Para tanto, discorremos sobre o fazer da história a partir da década de 1920, o qual foi apropriado pelos historiadores das ciências, da educação e também da matemática, em particular, da educação matemática.  Assim, sob essa ótica, consideramos que o recente interesse de pesquisadores nos cadernos como objetos e/ou documentos de análises históricas pode possibilitar uma ampliação de investigações que contribuem para uma historiografia da matemática, em particular, da educação matemática.

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Publicado

2017-06-06

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Como Citar

Lima, E. B., & Freire, I. A. A. (2017). CADERNOS COM SABERES MATEMÁTICOS: perspectivas históricas de pesquisas. Revista De História Da Educação Matemática, 3(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/132

Edição

Seção

Dossiê Cadernos Escolares de Matemática

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