AS TEORIAS MODERNAS DA MATEMÁTICA: uma cartografia de livros didáticos presentes na Biblioteca Omar Catunda da Universidade Federal da Bahia (1960-1968): uma análise histórica preliminar
Palavras-chave:
Livro didático., eorias modernas da matemática, CartografiaResumo
Este trabalho teve como objetivo analisar, historicamente, as inserções das teorias modernas da matemática a partir de uma cartografia de livros didáticos presentes na Biblioteca Universitária de Ciências e Tecnologia Professor Omar Catunda da Universidade Federal da Bahia, no período de 1960 a 1968. Escolhemos essa periodização, porque foram nesses anos, em que houve uma forte apropriação e publicação de livros didáticos com teorias modernas da matemática na Bahia sob o impacto do Instituto de Matemática e Física, criado em 1960, que exercia suas atividades acadêmicas atreladas a duas áreas de conhecimento, isto é, a matemática e a física. Com a reforma universitária, em 1968, o Instituto de Matemática e Física foi desmembrado nos atuais Instituto de Matemática e Instituto de Física. Nesse contexto, fizemos uso dos livros didáticos com teorias modernas da matemática, direcionados para os ensinos superior e secundário. A partir de uma fundamentação teórico-metodológico de autores como Choppin (2004) – livros didáticos –, Garnica (2013); Duarte e Cestari (2017) – cartografia - e Guimarães (2009) – matemática moderna –, percebemos, em um primeiro momento, uma grande circulação de livros didáticos com teorias modernas da matemática internacionais e nacionais. Sob essa ótica, consideramos que tais livros didáticos foram um importante instrumento para que professores e alunos fizessem uma apropriação de uma nova matemática nas instituições de nível superior e nas escolas. Além disso, pela cartografia construída, constatamos, ainda, que as publicações nacionais no âmbito superior tinham como principais autores, professores de matemática da Universidade de São Paulo. Já as obras do contexto internacional houve predominância de edições de membros do Grupo Bourbaki. No contexto escolar brasileiro, o predomínio foram as publicações vinculadas ao Grupo de Estudos do Ensino da Matemática de São Paulo e ao grupo da Bahia, liderado por Martha Dantas e Omar Catunda.
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