OS EXERCÍCIOS DE CÁLCULO ORAL NAS ARITMÉTICAS EDITADAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO SÉCULO XX NO RIO GRANDE DO SUL
Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Cálculo mental, Livros de aritmética, Escolas Paroquiais Luteranas GaúchasResumo
Baseando-se na história cultural, o artigo analisa exercícios de cálculo oral encontrados nas duas coleções de livros de aritmética, editadas pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, por meio da Casa Publicadora Concórdia de Porto Alegre, para as escolas paroquiais luteranas do século passado, no Rio Grande do Sul. As edições da Primeira e Terceira Aritmética da série Ordem e Progresso e as edições da Primeira, Segunda e Terceira Aritmética da série Concórdia, editadas na primeira metade do século XX, são as fontes documentais do estudo. Nas seis aritméticas analisadas, identificou-se que os autores propuseram exercícios orais para que os alunos desenvolvessem habilidades de cálculo mental, ao estudarem operações com números naturais, regra de três simples e porcentagem, de forma prática e contextualizada. Os autores das aritméticas apresentaram estratégias para que os alunos se apropriassem de técnicas de cálculo mental e as utilizassem com precisão na futura administração do orçamento familiar e gerenciamento da propriedade rural.
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