A ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO DE VASSOURAS LIDA A PARTIR DE PROVAS DE ALUNOS: década de 1950
Palavras-chave:
Aritmética, Provas de alunos, Brasil/Vassouras, História da Educação MatemáticaResumo
O estudo, baseado no aporte teórico-metodológico da História Cultural, teve como objetivo analisar a condução do ensino de aritmética no curso primário em Vassouras, cidade histórica localizada na região sul-fluminense, no período de 1950 a 1969. Tal análise foi feita a partir da leitura de provas de alunos encontradas no Arquivo Público da Secretaria Municipal de Educação de Vassouras (APSMEV), sob a salvaguarda da seção do Instituto de Pesquisa Histórica do Arquivo Nacional (IPHAN). Estas fontes foram cotejadas com livros didáticos, que segundo indícios, provavelmente foram utilizados pelos professores do município nesta época, além de legislações, depoimentos orais e outros dados. A pesquisa mostra indícios da adoção de algumas orientações pedagógicas do ensino intuitivo tais como: gradação no grau de dificuldades nos cálculos, levando em consideração o desenvolvimento intelectual dos alunos, problemas envolvendo situações do dia a dia das crianças e o não uso da prova dos nove como recurso para verificação das operações.
ARITHMETICS IN PRIMARY BROOM TEACHING READING FROM STUDENTS 'TESTS: 1950s
ABSTRACT
The study, based on the theoretical and methodological approach of Cultural History, aimed to analyze the conduct of arithmetic teaching in the primary course in Vassouras, a historical city located in the south of the state of Rio de Janeiro, from 1950 to 1969. from reading evidence from students found in the Public Archive of the Municipal Secretary of Education of Vassouras (APSMEV), under the protection of the section of the National Archives Historical Research
Institute (IPHAN). These sources were collated with textbooks, which according to evidence, were probably used by the teachers of the municipality at this time, in addition to legislation, oral statements and other data. The research shows evidence of the adoption of some pedagogical orientations of intuitive teaching such as: gradation in the degree of difficulties in calculations, taking into account the intellectual development of students, problems involving everyday
situations of children and non-use of the test of the nine. as a resource for verifying operations.
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