GEOMETRIA PARA ENSINAR NA PEDAGOGIA INTUITIVA: reflexões teórico-metodológicas

Autores

Palavras-chave:

Comparação, Cultura Escolar, História da geometria escolar

Resumo

O presente artigo, tem por objetivo compartilhar reflexões, decorrentes do processo metodológico de análise realizado pelas pesquisadoras Fortaleza & Maciel (2022) no capítulo intitulado Uma matemática para ensinar, 1870-1920, particularmente, sobre a seção Geometrias para ensinar vinda das pesquisas selecionadas. O artigo problematiza os procedimentos mobilizados para sistematizar elementos da matemática que constitui a formação de professores, de modo a caracterizar geometrias para ensinar que circularam na formação de professores dos primeiros anos escolares, entre 1870-1920, convidando a reflexão. Como conclusões, indica a revisão do exercício comparativo com os aportes teóricos para o conceito de cultura escolar, assim como especial atenção para os processos de apropriação e circulação de ideias, textos, manuais, entre outras fontes, em especial, de origem estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Celia Leme da Silva, UNIFESP

Doutora em Educação (Currículo) na PUC/SP. Professora Associada da UNIFESP, Campus Diadema e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência (UNESP / Bauru) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (UNESP / Rio Claro), Estado de São Paulo, Brasil.

Referências

Bastos, M. H. C. (2000, setembro). Ferdinand Buisson no Brasil – Pistas, vestígios e sinais de suas ideias pedagógicas (1870-1900). História da Educação, (8), 79-109.

Borer, V. L. (2017). Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In R. Hofstetter & W.R. Valente (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores (pp. 113-172, 1 ed.). Editora da Física.

Burke, P. (2016). O que é história do conhecimento? São Paulo: Editora Unesp.

Camara, A. (2019). Saberes geométricos na educação primária paranaense: elementos das culturas escolares e da formação do cidadão republicano (1889-1946). Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.

Fonseca, S. S. (2015). Aproximações e distanciamentos sobre os Saberes Elementares Geométricos no Ensino Primário entre Sergipe e São Paulo. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Sergipe, Aracaju.

Fortaleza, J. S. (2021). Uma Geometria para ensinar: elementos do saber profissional do professor que ensina matemática (1870-1920). Tese de Doutorado. Universidade Federal do Pará, Belém.

Fortaleza, J. S. & Maciel, V. B. (2022). Uma matemática para ensinar, 1870-1920. In W.R. Valente & Bertini, L.F. (Org.). A Matemática do ensino: por uma história do saber profissional, 1870-1960. Universidade Federal de São Paulo.

Frizzarini, C. R. B. (2018). Saberes matemáticos na matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960). Tese (Doutorado). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos.

Guimarães, M. D. (2017). Porque ensinar desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950). Tese (Doutorado). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos.

Kuhn, T. T. (2015). Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Leme da Silva, M. C. (2016, Maio / Agosto). Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX. Revista Diálogo Educacional, 16 (48), 301-319.

Leme da Silva, M. C. (no prelo). Apropriações da geometria de José Augusto Coelho na formação de professor primário do Brasil e de Portugal (passagem do século XIX para XX). Revista Brasileira de História da Educação.

Oliveira, M. C. A. (2015, Fevereiro). Geometria e Desenho como matérias do curso normal no período da Primeira República no Brasil. Interfaces Científicas, 3 (2), 43-56.

Oliveira, M. C. A. & Pinto, N. B. (2018). Guia de Pesquisas: estudos sobre Aritmética, Geometria e Desenho no ensino e na formação de professores dos primeiros anos escolares. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185315.

Tanuri, L. M. (2000, Maio /Junho /Julho /Agosto). História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, 14, 61-88.

Trinchão, G. M. C. (2008). O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS.

Valente, W. R. (2009). A educação matemática e os estudos históricos comparativos. Historia de la Educación, Revista Interuniversitaria, 28, 259-272.

Valente, W. R. (2011). A matemática na formação do professor do ensino primário, 1875-1930. Annablume, Fapesp.

Valente, W. R. (2016). O Saber: uma questão crucial para a institucionalização da educação matemática e profissionalização do educador matemático. Perspectivas da Educação Matemática, 9(2), 460-478.

Valente, W. R. (2018). Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Acta Scientiae, 20(3), 377-385.

Valente, W. R. (2020). Investigacion sobre La Historia del Saber Profesional de los Docentes que Enseñan Matemáticas: Interrogatorios Metodológicos. Revista Paradigma, XLI, 900-911.

Valente, W. R. (2022). Dos Programas de Matemática à BNCC: os experts e a produção de novos saberes. In F.G. Cury, M.B. Morais & A.V.M. Garnica (Orgs.) História da educação matemática: desenvolvimento e considerações de um campo de pesquisa (pp.211-258, 1 ed.). Livraria da Física.

Valente, W. R. & Morais, R. S. (2021). Dos saberes matemáticos à matemática do ensino e o papel do experts: pesquisas em História da educação matemática. In W.R. Valente (Org.) Experts: saberes para o ensino e para a formação de professores. (pp. 18-86, 1 ed.). Livraria da Física.

Valente, W. R. & Bertini, L. F. (2022) A Matemática do ensino: por uma história do saber profissional, 1870-1960. Universidade Federal de São Paulo (Coleção educação e saúde).

Downloads

Publicado

2022-11-17

Métricas


Visualizações do artigo: 218     PDF downloads: 135

Como Citar

Leme da Silva, M. C. (2022). GEOMETRIA PARA ENSINAR NA PEDAGOGIA INTUITIVA: reflexões teórico-metodológicas . Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–20. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/523

Edição

Seção

Dossiê - A Mat. do Ensino e da Formação Primária em Tempos da Pedagogia Intuitiv

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)