UMA PROPOSTA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Adriana Bortoli adrianadebortoli1@hotmail.com
    Fatec Lins
  • Zionice Garbelini Martos Rodrigues zionice@gmail.com
    Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus de Birigui.

Palavras-chave:

Área, História da Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem, Tecnologias da Informação

Resumo

Este texto apresenta os resultados do desenvolvimento de um projeto de pesquisa sobre o conceito de área no Ensino Fundamental (Ciclo II) e também no Ensino Médio, cujas questões de investigação são: Como se torna possível o uso da História da Matemática e da História da Educação Matemática na formação do professor que ensina Matemática? De que ponto de vista é relevante a introdução da História da Matemática nos cursos de formação de professores?  O projeto foi proposto, a quatro professores que ensinam Matemática, pelo viés metodológico da História da Matemática que tem como ponto de partida um problema contido no papiro Rhind (1650 a.C.) de número 48 e, também, pelo viés da Educação Matemática, uma vez que reúne a execução de tais conceitos matemáticos por meio de materiais curriculares educativos, apresentados por um professor de Matemática, Ruy Madsen Barbosa. Por opção das pesquisadoras/autoras, tais materiais são viabilizados por ferramentas das Tecnologias da Informação e Comunicação.  Assim, o jogo poliminó é associado ao software Geogebra e ao motor gráfico Unreal Engine 4. Como resultados, apresentamos as discussões de possibilidades de propor a História da Matemática e da Educação Matemática ao professor de Matemática de rede estadual paulista em exercício.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zionice Garbelini Martos Rodrigues, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus de Birigui.

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus de Birigui.

Downloads

Publicado

2018-12-25

Métricas


Visualizações do artigo: 433     PDF downloads: 145

Como Citar

Bortoli, A., & Rodrigues, Z. G. M. (2018). UMA PROPOSTA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista De História Da Educação Matemática, 4(3). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/238

Edição

Seção

Artigos