Cenários da Educação Matemática no Rio de Janeiro: uma discussão sobre as principais características da área no estado

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.677

Palavras-chave:

História da Educação Matemática., Educação Matemática, Rio de Janeiro, SBM, SBEM

Resumo

Este artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de doutorado (Oliveira, 2024) que buscou elaborar compreensões e constituir uma agenda de pesquisa sobre o cenário da Educação Matemática no Rio de Janeiro, sob a perspectiva de alguns de seus pesquisadores. Para esse estudo, utilizou-se a História Oral como metodologia basilar. Foram realizadas entrevistas com 12 pesquisadores atuantes em cursos de pós-graduação e/ou citados em investigações, memoriais e documentos da área, envolvidos com a Educação Matemática no estado do Rio de Janeiro. A partir da análise dessas entrevistas, o artigo apresenta uma discussão sobre a contextualização do cenário, enfatizando a constituição da Sociedade Brasileira de Matemática (SBEM) regional e o impasse com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) como um dos possíveis elementos impactantes na área no Estado. As entrevistas revelaram tensões e ressentimentos nas interações entre pesquisadores das áreas de Matemática e de Educação Matemática. Observa-se a influência de instituições como a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) na formação desse campo no Estado. Por fim, o artigo discute como a constituição da SBEM nacional e regional, programas como PROFMAT, PEMAT e Projeto Fundão podem afetar (ou afetam) o campo da Educação Matemática no Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janile Faco de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013), mestrado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016) e doutorado em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro, como membro do grupo de pesquisa de Historia Oral em Educação Matemática (GHOEM). Atuou como docente no Ensino Básico e no Ensino Superior e atualmente é autora e editora de materiais didáticos de Matemática para o Ensino Básico.

Heloisa da Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

É professora Assistente Doutora do departamento de Matemática, IGCE/UNESP e atua no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática do mesmo instituto. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (1996), possui Especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática (1998), Mestrado (2000) e Doutorado (2007) em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação (Conceito CAPES 6) do IGCE/ Unesp, Rio Claro e Pós-Doutorado em estudos decoloniais e filosofia pós-humanista na School of Education, University of Cape Town - África do Sul (2020). É uma das líderes do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (www.ghoem.org) e discute de forma interdisciplinar os temas: História da Educação Matemática; História Oral; Formação de Professores de Matemática; e Filosofia e Educação Matemática. Orienta pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e do Programa Residência Pedagógica no Curso de Licenciatura em Matemática da Unesp.

Referências

Alencar, A. C (2019). Vozes do Cariri: monólogos e diálogos sobre a história da formação de professores de Matemática no interior do Ceará (Tese em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". https://repositorio.unesp.br/items/ea030cd3-e9ec-41ab-9de5-f2fbef986484

Foucault, M. (1996). A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. (L. F. A. Sampaio, Trad). Edições Loyola.

Garnica, A. V. M. (2007). Um ensaio sobre História Oral: considerações teórico-metodológicas e possibilidades de pesquisa em Educação Matemática. Quadrante, 16(2), 27-50.

Oliveira, J. F. (2024). A Educação Matemática no estado do Rio de Janeiro: cenários, perspectivas e uma agenda de pesquisa (Tese em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". https://repositorio.unesp.br/items/67758b1f-a17a-4184-bf9e-ae19b9536427

Pereira, D. J. R. (2005). História do movimento democrático que criou a Sociedade Brasileira de Educação Matemática-SBEM (Tese em Educação). Universidade Estadual de Campinas. https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/377207

Silva, C. M. S. (2004). A construção de um instituto de pesquisas matemáticas nos trópicos – o IMPA. Revista Brasileira de História da Matemática, 4(7), 37-67. https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/241

Silva, H. (2006). Centro de Educação Matemática (CEM): fragmentos de identidade (Tese em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". https://repositorio.unesp.br/items/72a5c3a9-95e2-4c0d-9739-1a19ba30e4dc

Souza, R. R., & Esquincalha, A. C. (2024). Sobre o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): Uma narrativa da criação dos cursos de mestrado e doutorado. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, 9(1), 89-108. DOI: https://doi.org/10.34179/revisem.v9i1.19479

Tizzo, V. S. (2019). Mobilizações de narrativas na (e para a) formação de professores: potencialidades no (e a partir do) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Tese em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". https://repositorio.unesp.br/items/18addf16-29c1-44ee-a33d-a3bf79b26143

Vieira, E. R., & Barbosa, P. M. (2023). Projeto Fundão Matemática: entrevista com a professora Lucia Tinoco. Educação Matemática em Revista, 28(80), 01-20. DOI: https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3583

Downloads

Publicado

2024-12-30

Métricas


Visualizações do artigo: 36     PDF downloads: 25

Como Citar

Oliveira, J. F. de, & Silva, H. da. (2024). Cenários da Educação Matemática no Rio de Janeiro: uma discussão sobre as principais características da área no estado. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–18. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.677

Edição

Seção

DOSSIÊ - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS