Cenários da Educação Matemática no Rio de Janeiro: uma discussão sobre as principais características da área no estado
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.677Palavras-chave:
História da Educação Matemática., Educação Matemática, Rio de Janeiro, SBM, SBEMResumo
Este artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de doutorado (Oliveira, 2024) que buscou elaborar compreensões e constituir uma agenda de pesquisa sobre o cenário da Educação Matemática no Rio de Janeiro, sob a perspectiva de alguns de seus pesquisadores. Para esse estudo, utilizou-se a História Oral como metodologia basilar. Foram realizadas entrevistas com 12 pesquisadores atuantes em cursos de pós-graduação e/ou citados em investigações, memoriais e documentos da área, envolvidos com a Educação Matemática no estado do Rio de Janeiro. A partir da análise dessas entrevistas, o artigo apresenta uma discussão sobre a contextualização do cenário, enfatizando a constituição da Sociedade Brasileira de Matemática (SBEM) regional e o impasse com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) como um dos possíveis elementos impactantes na área no Estado. As entrevistas revelaram tensões e ressentimentos nas interações entre pesquisadores das áreas de Matemática e de Educação Matemática. Observa-se a influência de instituições como a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) na formação desse campo no Estado. Por fim, o artigo discute como a constituição da SBEM nacional e regional, programas como PROFMAT, PEMAT e Projeto Fundão podem afetar (ou afetam) o campo da Educação Matemática no Rio de Janeiro.
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