MANUAIS PREPARATÓRIOS PARA OS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO: uma análise sobre a fração
Palavras-chave:
Frações, Manuais preparatórios, Exames de admissão ao ginásioResumo
Em um primeiro trabalho, voltado à investigação de métodos utilizados pelos alunos para manipular as frações em processo de avaliação, fora identificado que diferentes significados desse saber matemático apareciam em respostas às questões de provas dos exames de admissão ao ginásio (de 1931 a 1969). Os significados de parte-todo, de número e de operador multiplicativo foram encontrados em soluções dadas pelos alunos em várias edições desses exames. A partir disso, a pesquisa buscou reunir indícios sobre como era ensinada a representação de fração em manuais preparatórios para admissão, visto que procedimentos e estratégias utilizados para o ensino de fração, daquela época, podem colaborar para o entendimento da história dos saberes escolares e propor formas diferenciadas de ensinar fração que ampliem o repertório de formação e atuação docente. Assim, ao empregar categorias de análise mobilizadas por autores da história dos saberes, foi observado que alguns recursos para ensinar fração constam nos manuais preparatórios, tais como: desenhos e estratégias para a resolução de problemas. Logo, os manuais não pareciam se restringir apenas a uma preparação técnica e memorística dos alunos, mas também procuravam explicar a fração de maneira ilustrada e detalhada, o que contribui para a compreensão do como era ensinada a fração em outros tempos e como pode ser ensinada nos dias de hoje.
Downloads
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 535 PDF downloads: 385 MANUAIS PREPARATÓRIOS PARA OS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO: uma análise sobre a fração downloads: 0