UMA ANÁLISE DE DOIS MANUAIS DE ARITMETICA DO ENSINO PRIMÁRIO UTILIZADOS EM BELÉM NO PERÍODO DE 1900 A 1910
Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Manuais Escolares, Saberes Elementares, AritméticaResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar dois manuais de Aritmética do ensino primário da cidade de Belém/PA do período de 1900 a 1910. A investigação usou como fontes os programas de ensino e dois manuais escolares de Aritmética do período em questão. Desta forma, procurou-se responder a seguinte questão de pesquisa: quais os saberes de aritmética que circularam em Belém/PA em dois manuais escolares do ensino primário no período de 1900 a 1910? Nesta perspectiva, adotamos a pesquisa bibliográfica e documental e como fundamentação teórico-metodológica utilizamos os estudos de Choppin, (2004), Chervel (1990) e Julia (2001). A análise dos manuais norteou-se pelos seguintes critérios: materialidade do manual e a abordagem dos conteúdos. Os manuais analisados foram Arithmetica Primaria, de 1902 e Curso Primario de Arithmetica Elementar, de 1907. As análises nos permitiram observar que os dois manuais escolares seguiam, em sua maior parte, os programas de ensino da época e que os conteúdos eram abordados predominantemente por meio de uma linguagem intuitiva e pragmática, com definições resumidas, poucos exemplos, e alguns poucos exercícios e problemas que procuravam abordar assuntos práticos da vida do aluno.
AN ANALYSIS OF TWO ARITHMETIC MANUALS THAT CIRCULATED IN BELÉM IN THE PERIOD FROM 1900 TO 1910
ABSTRACT
The present work aims to investigate the elementary knowledge of Arithmetic that circulated in school textbooks in the city of Belém from 1900 to 1910. The research takes as sources the teaching programs and two school textbooks of Arithmetic of the period in question. In this way, we try to answer the following research question: what are the elementary knowledge of arithmetic
hat circulated in school textbooks in Belém from 1900 to 1910? In this perspective, we adopt the types of bibliographical and documentary research and as theoretical-methodological basis we use the studies of Choppin, (2004), Chervel (1990) and Julia (2001). The analysis of the manuals was guided by the following criteria: materiality of the manual and the content approach. The manuals were Arithmetica Primaria, 1902 and Curso Primario de Arithmetica Elementar, 1907. The analyzes allowed us to observe that the two textbooks followed the teaching programs of the time and that the contents were approached through an intuitive and pragmatic language, with brief definitions, few examples, and a few exercises and problems that tried to approach practical
subjects of the student's life.
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