MANUAIS ESCOLARES E O ÓLEO DE LORENZO: ENTRELAÇOS POSSÍVEIS DE (DES)CAMINHOS TRILHADOS EM BUSCA DE CONHECIMENTO
Palavras-chave:
Método., Processo, Manual EscolarResumo
O principal objetivo do desenvolvimento, pretendido em quatro tempos, acerca da temática em voga, é identificar a presença, em alguns Manuais Escolares, de métodos e processos, tratando-os como não sinônimos. Assim sendo, inicialmente, esse texto conceitua Método como uma forma ordenada, organizada que conduz a certos resultados e Processo como uma ação obtida por meio da aplicação de normas e técnicas. Posteriormente, retoma as ideias de Pestalozzi e Buisson sobre Intuição. A seguir, apresenta as finalidades dos Manuais Escolares, a partir de uma perspectiva histórica que denota a obrigatoriedade na condução das matérias inerentes à instrução primária ante os ideais didático-pedagógicos vigentes. Por fim, tomando por base os enredos do filme O Óleo de Lorenzo e alguns Manuais Escolares, promove um paralelo entre os métodos e processos empregados em ambos os segmentos, cujo intuito converge em busca do conhecimento, ora intelectual, ora operacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 397 PDF downloads: 142