UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas

Autores

Palavras-chave:

Medidas, Ensino Primário, Saber Matemático, Matérias de Ensino, História da Educação Matemática

Resumo

Este escrito é o resultado de uma pesquisa no âmbito da história da educação matemática que teve como objetivo caracterizar o saber profissional do professor para ensinar matemática nas escolas primárias de São Paulo, especificamente ao que se refere ao conteúdo medidas. Nessa abordagem se admitiu como fontes de pesquisa o programa de ensino paulista de 1925 e a coleção de manuais de Miguel Milano dos anos de 1930/40. Subsidiada por elementos da Cultura Escolar, História das disciplinas escolares e as categorias matemática a ensinar e matemática para ensinar, a leitura e exame das fontes pela composição e orientações das matérias: Aritmética, Formas, Geometria e Desenho, permitiram construir, em relação as medidas, uma representação de uma matemática para ensinar na escola primária, com diferentes aspectos característicos, mobilizações, atividades distintas e que seguia uma lógica interna. Todavia, ao que parece, essa conjuntura estava em resposta de ideias do movimento pedagógico que circulava a época.

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Biografia do Autor

Deoclecia de Andrade Trindade, Universidade Federal de Sergipe

Professora Substituta do Departamento de Matemática / UFS

Publicado

2020-12-21

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Como Citar

Trindade, D. de A. (2020). UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA: o caso das medidas. Revista De História Da Educação Matemática, 6(3). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/361

Edição

Seção

Dossiê - Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino