SABERES PARA ENSINAR FRAÇÕES NO LIVRO “A CAMINHO DA MATEMÁTICA” DE ADLA NEME

Autores

Palavras-chave:

Fração, Matemática Moderna, Livro Didático, Mato Grosso

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sócio-histórico a respeito do ensino de frações, presente no livro didático “A caminho da matemática” de Adla Neme. A partir da questão norteadora Como se caracterizam os saberes para ensinar frações no livro didático “A caminho da matemática”, de Neme (1972)? buscou-se analisar os saberes para ensinar frações no referido livro, destinado ao primeiro ano do Ensino Fundamental, nas décadas de 1960 e 1970, período em que ocorria o Movimento da Matemática Moderna e que, a partir das orientações da Secretaria de Educação e Cultura de Mato Grosso, o ensino no 1º ano do Ensino Fundamental deveria ser incidental e o conhecimento não formalizado. A fundamentação teórico-metodológica pautou-se, sobretudo, em Adla Neme; Dominique Julia; Choppin e; Hofstetter e Schneuwly. O livro analisado contém características do Movimento da Matemática Moderna e identificou-se que suas ilustrações, figuras geométricas e representações de conjuntos são indícios de saberes para ensinar frações, visto que colaboram para o ensino das noções de meio, metade e um quarto.

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Biografia do Autor

Diogo Ferreira Jandrey, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Laura Silva Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciência e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Instituto de Matemática – INMA da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

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Publicado

2021-09-30

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Como Citar

Jandrey, D. F., Dias, L. S. ., & Santos, E. S. C. dos. (2021). SABERES PARA ENSINAR FRAÇÕES NO LIVRO “A CAMINHO DA MATEMÁTICA” DE ADLA NEME . Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–21. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/408

Edição

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Artigos