AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO “PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo” no Mato Grosso do Sul

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Mato Grosso, Saberes

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma dissertação de mestrado. Para este artigo focalizamos em uma produção, “a escola de primeiro grau e o currículo parte 1”, distribuído pelo Plano Integrado de Educação do Estado de Mato Grosso, encontrado na Escola Estadual São José em Mato Grosso do Sul. Seguindo os pressupostos teórico-metodológico da História Cultural e de estudos vinculados a História da Educação Matemática. Ao final nota-se indícios de profissionalização docente a partir das diretrizes proposta pela Lei nº 5.692/71 e a inserção de uma nova metodologia para o ensino de matemática pautada no estruturalismo, trazida pelo Movimento da Matemática Moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Silva Dias, UFMS

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Endereço para correspondência: Rua Dari Barcelos, 84, bairro alto, Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Brasil, CEP: 79200-000. E-mail: silva.alaura@hotmail.com.

Edilene Simões costa dos Santos, UFMS

Possui doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília, mestrado na área de Educação/ Ensino e Aprendizagem pela Universidade Católica de Brasília ,especialização em Manejo de recursos ambientais pela Universidade Federal de MS e graduação em Ciências Habilitação Em Matemática pelo UniCeub/D.F Professora do Instituto de Matemática da UFMS - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS a partir de 2015. Faz parte dos grupos de pesquisa: Compasso-MS, GHEMAT-BRASIL.

Referências

Bertini, L. F.; Morais, R. S. & Valente, W. R. (2017). A matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Bertoletti, E. N. M. (2017). História da disciplina escolar Língua Portuguesa em Mato Grosso do Sul (1977-2008). Paco Editorial.

Dias, L. S. (2020). Saberes para Ensinar Matemática nos Anos Iniciais: a metodologia da Matemática em tempos de Matemática Moderna no sul de Mato Grosso (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS, Campo Grande, MS, Brasil.

Fiorentini, D. (1995). Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, 3(1).

Hofstetter, R., & Schneuwly, B. (2017). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In R. Hofstetter & W.R. Valente (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores (pp. 113-172, 1 ed.). Editora da Física.

Mato Grosso. (1971). Secretaria de Educação e Cultura. A escola de primeiro grau e o currículo. Mato Grosso: MEC/SEC, 1971.

Monteiro, A. (1992). Estudo da evolução da questão curricular em Mato Grosso do Sul a partir de uma experiência vivenciada. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande, MS, Brasil.

Rodrigues, W. (2007). História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 2(1), 28-49.

Saviani, D. (2021). História das ideias pedagógicas no Brasil. Autores Associados.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Métricas


Visualizações do artigo: 68     PDF downloads: 29

Como Citar

Dias, L. S., & Santos, E. S. costa dos. (2023). AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO “PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo” no Mato Grosso do Sul. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–14. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/587

Edição

Seção

Artigos