PLATAFORMAS DIGITAIS ONLINE: divulgação de pesquisas acadêmicas

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Campo Científico, Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo tem por objetivo principal discutir a divulgação científica, mais especificamente de teses e dissertações, em plataformas digitais brasileiras. Isto posto, apresentamos como exemplo os procedimentos metodológicos da tese de doutorado, ainda em elaboração, do primeiro autor deste artigo, sob orientação do segundo, e alguns resultados obtidos. A referida tese defende uma análise de aspectos do campo científico da Educação Matemática no Mato Grosso do Sul, Brasil, a partir de pesquisas stricto sensu acadêmicas na área em questão defendidas no período de 1990 a 2020. Para isso, utilizou-se, de forma indispensável, as bases de dados digitais online para coletar os trabalhos que iriam compor o corpus de análise empírica desta investigação. Como resultado, apresentamos reflexões sobre as contribuições que as plataformas digitais online tiveram para elaboração da nossa pesquisa e para a divulgação do campo científico, em especial, da Educação Matemática.

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Biografia do Autor

Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEDUMAT-UFMS). E-mail: kamilacavalheiroleite@gmail.com.

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciência e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática pelo Instituto de Matemática (PPGEDUMAT-INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). E-mail: edilenesc@gmail.com.

Referências

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Publicado

2023-08-12

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Como Citar

Leite, K. da F. V. C., & Santos, E. S. C. dos. (2023). PLATAFORMAS DIGITAIS ONLINE: divulgação de pesquisas acadêmicas. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–13. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/559

Edição

Seção

Artigos