A “LEITURA” DO SENTIDO DAS FRAÇÕES: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda

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Palavras-chave:

Formação de professores, Sentido, Transição do quinto para o sexto ano, Frações, Matemática do ensino

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir o sentido de fração manifestado pelo coletivo de professores denominado Grupo da Segunda, em dois cenários suscitados na própria formação. O primeiro cenário se refere às questões de fração presentes na Prova Paraná de quintos e sextos anos e segundo a um roteiro investigativo utilizando o ábaco de frações. No que tange ao ensino das frações, verificou-se que o sentido atribuído pelo coletivo de professores e que contribui para a constituição de uma “vulgata” são as interpretações parte-todo, operador e quociente. Valendo-se de novas dinâmicas, todavia, os professores “experienciaram” a compreensão do papel da ação do sujeito na apropriação de uma nova noção de fração, da importância do ato de perguntar enquanto ingrediente que produz novas interpretações, sempre atentos à cultura escolar e ao processo de profissionalização docente compartilhado e constituído no âmbito de um coletivo de professores.

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Publicado

2021-08-26

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Como Citar

Novaes, B. W. D., Tortola, E., & Vertuan, R. E. (2021). A “LEITURA” DO SENTIDO DAS FRAÇÕES: atitudes de professores dos quintos e sextos anos em atividades desenvolvidas no grupo da segunda . Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–27. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/415

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de frações: história e perspectivas atuais

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