PORCENTAGENS NA RETA NUMÉRICA? COMO ASSIM? UMA ANÁLISE DOS ERROS DE ALUNOS DO OITAVO ANO
Palavras-chave:
Educação Matemática, Análise de Erro, Reta Numérica, Números RacionaisResumo
O presente trabalho objetiva caracterizar erros cometidos por alunos do oitavo ano na resolução de uma questão que envolvia localização de números racionais com diferentes representações (frações, decimais e porcentagens) na reta numérica. Para tanto foi analisada uma questão aplicada a 42 alunos de dois oitavos anos, de um Colégio Estadual localizado no Oeste do Paraná, tendo como referenciais teórico e metodológico a Análise de erro e Análise de Conteúdo. Foram construídas as seguintes categorias para os erros: por incompletude na resolução; no reconhecimento das representações de porcentagens e na localização na reta numérica; por distração; e, pela inexistência da articulação entre as representações do número racional. O estudo conclui que, dos 30 alunos que resolveram a questão, 67% deles a responderam incorretamente por utilizarem localizações aleatórias na reta numérica, 25% acertaram a resolução parcialmente por demonstrarem compreender a fração como quociente, e 8% dos alunos responderam corretamente, porém com erros pontuais considerados como “distração”. Deste modo, destacamos a relevância e a nossa intenção de propormos um material didático para professores de Matemática do Ensino Fundamental, dos sextos aos nonos anos, com atividades que possam auxiliar a promover a articulação dos conceitos das diferentes representações dos números racionais, consideradas como fundamentais para os alunos, tanto para a vida escolar como cotidiana.
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