PORCENTAGENS NA RETA NUMÉRICA? COMO ASSIM? UMA ANÁLISE DOS ERROS DE ALUNOS DO OITAVO ANO

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Análise de Erro, Reta Numérica, Números Racionais

Resumo

O presente trabalho objetiva caracterizar erros cometidos por alunos do oitavo ano na resolução de uma questão que envolvia localização de números racionais com diferentes representações (frações, decimais e porcentagens) na reta numérica. Para tanto foi analisada uma questão aplicada a 42 alunos de dois oitavos anos, de um Colégio Estadual localizado no Oeste do Paraná, tendo como referenciais teórico e metodológico a Análise de erro e Análise de Conteúdo. Foram construídas as seguintes categorias para os erros: por incompletude na resolução; no reconhecimento das representações de porcentagens e na localização na reta numérica; por distração; e, pela inexistência da articulação entre as representações do número racional. O estudo conclui que, dos 30 alunos que resolveram a questão, 67% deles a responderam incorretamente por utilizarem localizações aleatórias na reta numérica, 25% acertaram a resolução parcialmente por demonstrarem compreender a fração como quociente, e 8% dos alunos responderam corretamente, porém com erros pontuais considerados como “distração”. Deste modo, destacamos a relevância e a nossa intenção de propormos um material didático para professores de Matemática do Ensino Fundamental, dos sextos aos nonos anos, com atividades que possam auxiliar a promover a articulação dos conceitos das diferentes representações dos números racionais, consideradas como fundamentais para os alunos, tanto para a vida escolar como cotidiana.    

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Biografia do Autor

Rodrigo Vitorassi, Secretaria do Estado e Educação (SEED)

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Docente da Secretaria do Estado e Educação (SEED), Santa Terezinha de Itaipu, PR, Brasil.

Barbara Winiarski Diesel Novaes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Toledo, Paraná, Brasil

Vanessa Largo Andrade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Toledo, PR, Brasil.

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Publicado

2023-08-05

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Como Citar

Vitorassi, R., Novaes, B. W. D., & Andrade, V. L. (2023). PORCENTAGENS NA RETA NUMÉRICA? COMO ASSIM? UMA ANÁLISE DOS ERROS DE ALUNOS DO OITAVO ANO. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–24. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/576

Edição

Seção

Dossiê - O Erro em Matemática em Perspectiva Histórica

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