PORCENTAGENS NA RETA NUMÉRICA? COMO ASSIM? UMA ANÁLISE DOS ERROS DE ALUNOS DO OITAVO ANO
Palavras-chave:
Educação Matemática, Análise de Erro, Reta Numérica, Números RacionaisResumo
O presente trabalho objetiva caracterizar erros cometidos por alunos do oitavo ano na resolução de uma questão que envolvia localização de números racionais com diferentes representações (frações, decimais e porcentagens) na reta numérica. Para tanto foi analisada uma questão aplicada a 42 alunos de dois oitavos anos, de um Colégio Estadual localizado no Oeste do Paraná, tendo como referenciais teórico e metodológico a Análise de erro e Análise de Conteúdo. Foram construídas as seguintes categorias para os erros: por incompletude na resolução; no reconhecimento das representações de porcentagens e na localização na reta numérica; por distração; e, pela inexistência da articulação entre as representações do número racional. O estudo conclui que, dos 30 alunos que resolveram a questão, 67% deles a responderam incorretamente por utilizarem localizações aleatórias na reta numérica, 25% acertaram a resolução parcialmente por demonstrarem compreender a fração como quociente, e 8% dos alunos responderam corretamente, porém com erros pontuais considerados como “distração”. Deste modo, destacamos a relevância e a nossa intenção de propormos um material didático para professores de Matemática do Ensino Fundamental, dos sextos aos nonos anos, com atividades que possam auxiliar a promover a articulação dos conceitos das diferentes representações dos números racionais, consideradas como fundamentais para os alunos, tanto para a vida escolar como cotidiana.
Downloads
Referências
Aquino, J. P. G. de. (2013). Frações: Uma abordagem pedagógica. Dissertação apresentada à Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, para a obtenção do título de Mestre em matemática. Mossoró – RN.
Bardin, L. (2004) Análise de Conteúdo. Lisboa; ed. 70.
Behr, M. J., Lesh, R., Post, T. R., & Silver, E. A. (1983). Rational number concepts. In R. Lesh & M. Landau (Eds.), Acquisition of mathematics concepts and processes. New York: Academic.
Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília.
Cavaliere, L. (2005). O ensino das frações. Umuarama – PR. Monografia (Especialização em Ensino da Matemática), Coordenadoria de Pós-Graduação, Universidade Paranaense.
Cury, H. N. (2019). Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. [S.l.]: Autêntica.
Cyr, M. (2003). Les Représentations de la fraction: schèmes et connaissances chez des élèves de la fin du primaire. Maître ès arts (M.A.) dissertation, Département d’enseignement et d’apprentissage, Faculté des Sciences de L’éducation, Université Laval.
Gay, A. S., & Aichele, D. B. (1997). Middle school students' understanding of number sense related to percent. School Science and Mathematics, 97(1), 27-36. doi:10.1111/j.1949-8594.1997.tbl7
Howe, C., Nunes, T., & Bryant, P. (2011). Rational number and proportional reasoning: Using intensive quantities to promote achievement in mathematics and science. International Journal of Science and Mathematics Education, 9, 391–417.
Lamon, S. J. (2020). Teaching Fractions and Ratios for Understanding: Essential Content Knowledge and Instructional Strategies for Teachers (4th ed.). New York: Routledge.
Mandarino, S. P. F.; Sant’anna, N. da F. P. (2019) Fração na reta numérica: experimentar, representar, compreender. A introdução ao ensino de frações nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Imperial Editora, 1ª Edição, Rio de Janeiro – RJ. Disponível em: bibliotecas.sedu.es.gov.br/bib/11632. Acesso em: 21 de maio de 2022.
Monteiro, C., & Costa, C. (1996). Dificuldades na aprendizagem dos números racionais. Revista Educação e Matemática, (40), 60–63. Portugal: APM.
Onuchic, L. R., & Alevatto, N. S. (2008). As diferentes "Personalidades" do Número Racional Trabalhadas através da Resolução de Problemas. Boletim de Educação Matemática, 21(31), 79-102.
Pinto, N. B. (2000). O erro como estratégia didática: Estudo do erro no ensino da matemática elementar (2 ed.). Campinas, SP: Papirus.
Schrenk, S. (2021). As produções dos “professores PDE” para o ensino de frações como medida na reta numérica: possibilidades para o apoio pedagógico no Ensino Fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo.
Tian, J., & Siegler, R. S. (2018). Which Type of Rational Numbers Should Students Learn First? Educational Psychology Review, 30(2), 351-372. Retrieved from https://www.jstor.org/stable/44956398
Trindade, S. S., & Búrigo, E. Z. (2021). As abordagens dos diferentes significados de número racional presentes na Base Nacional Comum Curricular. In 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática (pp. 1-13). Canoas: Ulbra.
Valente, W. R. (2022). O erro em matemática: subsídios para a história da educação. In M. J. Warde & F. R. de Oliveira (Eds.), História da Educação: sujeitos, objetos e práticas (Vol. 1, pp. 231-252). L F Editorial.
Vaz, R. F. N. (2013). Metodologia didática de análise de soluções aplicada no ensino de frações (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 494 PDF downloads: 114