PORCENTAGENS NA RETA NUMÉRICA? COMO ASSIM? UMA ANÁLISE DOS ERROS DE ALUNOS DO OITAVO ANO

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Análise de Erro, Reta Numérica, Números Racionais

Resumo

O presente trabalho objetiva caracterizar erros cometidos por alunos do oitavo ano na resolução de uma questão que envolvia localização de números racionais com diferentes representações (frações, decimais e porcentagens) na reta numérica. Para tanto foi analisada uma questão aplicada a 42 alunos de dois oitavos anos, de um Colégio Estadual localizado no Oeste do Paraná, tendo como referenciais teórico e metodológico a Análise de erro e Análise de Conteúdo. Foram construídas as seguintes categorias para os erros: por incompletude na resolução; no reconhecimento das representações de porcentagens e na localização na reta numérica; por distração; e, pela inexistência da articulação entre as representações do número racional. O estudo conclui que, dos 30 alunos que resolveram a questão, 67% deles a responderam incorretamente por utilizarem localizações aleatórias na reta numérica, 25% acertaram a resolução parcialmente por demonstrarem compreender a fração como quociente, e 8% dos alunos responderam corretamente, porém com erros pontuais considerados como “distração”. Deste modo, destacamos a relevância e a nossa intenção de propormos um material didático para professores de Matemática do Ensino Fundamental, dos sextos aos nonos anos, com atividades que possam auxiliar a promover a articulação dos conceitos das diferentes representações dos números racionais, consideradas como fundamentais para os alunos, tanto para a vida escolar como cotidiana.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Vitorassi, Secretaria do Estado e Educação (SEED)

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Docente da Secretaria do Estado e Educação (SEED), Santa Terezinha de Itaipu, PR, Brasil.

Barbara Winiarski Diesel Novaes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Toledo, Paraná, Brasil

Vanessa Largo Andrade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Toledo, PR, Brasil.

Referências

Aquino, J. P. G. de. (2013). Frações: Uma abordagem pedagógica. Dissertação apresentada à Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, para a obtenção do título de Mestre em matemática. Mossoró – RN.

Bardin, L. (2004) Análise de Conteúdo. Lisboa; ed. 70.

Behr, M. J., Lesh, R., Post, T. R., & Silver, E. A. (1983). Rational number concepts. In R. Lesh & M. Landau (Eds.), Acquisition of mathematics concepts and processes. New York: Academic.

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília.

Cavaliere, L. (2005). O ensino das frações. Umuarama – PR. Monografia (Especialização em Ensino da Matemática), Coordenadoria de Pós-Graduação, Universidade Paranaense.

Cury, H. N. (2019). Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. [S.l.]: Autêntica.

Cyr, M. (2003). Les Représentations de la fraction: schèmes et connaissances chez des élèves de la fin du primaire. Maître ès arts (M.A.) dissertation, Département d’enseignement et d’apprentissage, Faculté des Sciences de L’éducation, Université Laval.

Gay, A. S., & Aichele, D. B. (1997). Middle school students' understanding of number sense related to percent. School Science and Mathematics, 97(1), 27-36. doi:10.1111/j.1949-8594.1997.tbl7

Howe, C., Nunes, T., & Bryant, P. (2011). Rational number and proportional reasoning: Using intensive quantities to promote achievement in mathematics and science. International Journal of Science and Mathematics Education, 9, 391–417.

Lamon, S. J. (2020). Teaching Fractions and Ratios for Understanding: Essential Content Knowledge and Instructional Strategies for Teachers (4th ed.). New York: Routledge.

Mandarino, S. P. F.; Sant’anna, N. da F. P. (2019) Fração na reta numérica: experimentar, representar, compreender. A introdução ao ensino de frações nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Imperial Editora, 1ª Edição, Rio de Janeiro – RJ. Disponível em: bibliotecas.sedu.es.gov.br/bib/11632. Acesso em: 21 de maio de 2022.

Monteiro, C., & Costa, C. (1996). Dificuldades na aprendizagem dos números racionais. Revista Educação e Matemática, (40), 60–63. Portugal: APM.

Onuchic, L. R., & Alevatto, N. S. (2008). As diferentes "Personalidades" do Número Racional Trabalhadas através da Resolução de Problemas. Boletim de Educação Matemática, 21(31), 79-102.

Pinto, N. B. (2000). O erro como estratégia didática: Estudo do erro no ensino da matemática elementar (2 ed.). Campinas, SP: Papirus.

Schrenk, S. (2021). As produções dos “professores PDE” para o ensino de frações como medida na reta numérica: possibilidades para o apoio pedagógico no Ensino Fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo.

Tian, J., & Siegler, R. S. (2018). Which Type of Rational Numbers Should Students Learn First? Educational Psychology Review, 30(2), 351-372. Retrieved from https://www.jstor.org/stable/44956398

Trindade, S. S., & Búrigo, E. Z. (2021). As abordagens dos diferentes significados de número racional presentes na Base Nacional Comum Curricular. In 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática (pp. 1-13). Canoas: Ulbra.

Valente, W. R. (2022). O erro em matemática: subsídios para a história da educação. In M. J. Warde & F. R. de Oliveira (Eds.), História da Educação: sujeitos, objetos e práticas (Vol. 1, pp. 231-252). L F Editorial.

Vaz, R. F. N. (2013). Metodologia didática de análise de soluções aplicada no ensino de frações (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2023-08-05

Métricas


Visualizações do artigo: 494     PDF downloads: 114

Como Citar

Vitorassi, R., Novaes, B. W. D., & Andrade, V. L. (2023). PORCENTAGENS NA RETA NUMÉRICA? COMO ASSIM? UMA ANÁLISE DOS ERROS DE ALUNOS DO OITAVO ANO. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–24. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/576

Edição

Seção

Dossiê - O Erro em Matemática em Perspectiva Histórica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)