ESCOLA NOVA E ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES: aproximações e distanciamentos a partir das expertises

Autores

Palavras-chave:

Ensino Profissional Técnico, História do Ensino Profissional Técnico, Ensino de Aritmética

Resumo

Este trabalho tem por propósito analisar como as concepções da Escola Nova podem ter motivados as ações da remodelação do ensino das Escolas de Aprendizes Artífices. Para tanto, buscou-se investigar as aproximações e distanciamentos entre as ações realizadas para a remodelação e as concepções da Escola Nova. Como referencial teórico metodológico, utilizaram-se as concepções de expertise e apropriação para elaborar as devidas análises. Os documentos utilizados são estudos já realizados sobre experts e obras que possam ter sido escritas por tais personagens. A discussão aponta para aproximações que não necessariamente se tornam ações, mas ingresso das ideias escolanovistas que podem ter orientado algumas práticas docentes. No entanto, no âmbito das ações realizadas na remodelação, percebe-se um distanciamento em relação às concepções da Escola Nova. As ações implementadas nesse movimento de remodelação do ensino das Escolas de Aprendizes Artífices estão pautadas nas concepções do Ensino Intuitivo.

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Biografia do Autor

Cleber Schaefer Barbaresco, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor de Matemática no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

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Publicado

2023-10-02

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Como Citar

Barbaresco, C. S., & Costa, D. A. da. (2023). ESCOLA NOVA E ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES: aproximações e distanciamentos a partir das expertises. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–17. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/584

Edição

Seção

Artigos