O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA ARITMÉTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DO CEARÁ (1833-1849)
Palavras-chave:
Ensino de Aritmética, Ensino Primário no Ceará, Legislação EducacionalResumo
Este trabalho tem como propósito analisar como foi sendo constituído o ensino das quatro operações fundamentais da aritmética nas primeiras escolas de ensino primário do Ceará, por meio de uma análise das leis e regulamentos que incidiram em objetivos educacionais e pressupostos pedagógicos para esse ensino no período de 1833 a 1849 – ano da primeira lei provincial e ano da lei que a província adquiriu autonomia para organização de seu sistema de ensino. Como questão norteadora tem-se: como ocorreu a organização do ensino das quatro operações fundamentais da aritmética nas primeiras escolas primárias do Ceará? Esta pesquisa fundamenta-se na história cultural na perspectiva de Chartier, tendo a legislação educacional como fonte principal, estabelecendo ligações nos caminhos traçados entre suas apropriações, práticas e representações no ensino do contar. O ensino das quatro operações foi se constituindo nos moldes dos métodos do ensino mútuo/Lancaster e do simultâneo, presente em todo o período, alcançando meninos e meninas.
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