O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA ARITMÉTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DO CEARÁ (1833-1849)

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Aritmética, Ensino Primário no Ceará, Legislação Educacional

Resumo

Este trabalho tem como propósito analisar como foi sendo constituído o ensino das quatro operações fundamentais da aritmética nas primeiras escolas de ensino primário do Ceará, por meio de uma análise das leis e regulamentos que incidiram em objetivos educacionais e pressupostos pedagógicos para esse ensino no período de 1833 a 1849 – ano da primeira lei provincial e ano da lei que a província adquiriu autonomia para organização de seu sistema de ensino. Como questão norteadora tem-se: como ocorreu a organização do ensino das quatro operações fundamentais da aritmética nas primeiras escolas primárias do Ceará? Esta pesquisa fundamenta-se na história cultural na perspectiva de Chartier, tendo a legislação educacional como fonte principal, estabelecendo ligações nos caminhos traçados entre suas apropriações, práticas e representações no ensino do contar. O ensino das quatro operações foi se constituindo nos moldes dos métodos do ensino mútuo/Lancaster e do simultâneo, presente em todo o período, alcançando meninos e meninas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Luz da Silva Nogueira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Mister Hull, 2992, Bloco 6 apto. 401, Bairro Presidente Kennedy, Fortaleza, Ceará, Brasil, CEP: 60355-901. E-mail: maluznogueira@yahoo.com.br.

Janice Cassia Lando, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) /Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Referências

Andrade, F. A. de. (2006). A Instrução de Primeiras Letras no Ceará Provincial: uma discussão a partir do rastreamento da legislação no governo de José Martiniano de Alencar. Documentos. Revista do Arquivo Público do Ceará: História da Educação, (2), 21-37.

Andrade, F. A. de. (2008). O Itinerário Político da Reforma de Alencar: legislação e instrução de primeiras letras na Província do Ceará de 1834-1837. In J. A. B. Bezerra, & A. M. Rocha (Org.). História da educação: arquivos, documentos, historiografia, narrativas orais e outros rastros. (pp. 73-90). Edições UFCE.

Andrade, F. A. de, & Bezerra, J. A. B. (2006). Leis Imperiais sobre ensino no Ceará. Documentos. Revista do Arquivo Público do Ceará: História da Educação, (2), 117-121.

Bastos, M. H. C. (1997). A instrução pública e o ensino mútuo no Brasil: uma história pouco conhecida (1808-1827). História da Educação, ASPHE/Fae/UFPel, 1(1), 115–133. https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30631

Castanha, A. P. (2011, abril). O uso da legislação educacional como fonte: orientações a partir do marxismo. Revista HISTEDBR On-line, número especial, 309-331. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/download/8639912/7475/10470.

Castelo, P. A. (1943). História da Instrução r da Educação do Ceará. Revista do Instituto do Ceará, anno LVII, 52-70. https://www.institutodoceara.org.br/revista/Rev-apresentacao/RevPorAno/1943/1943-Historia_da_Instrucao_e_da_Educacao_do_Ceara.pdf.

Chartier, R. (1988). A História cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. 2. ed. Difel.

Correio Braziliense. Brasília: Diários Associados (DA). (1816, junho). Ensino Mútuo. Educação Elementar: Princípios em que se funda este Systema. http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/correio_braziliense/volume16.pdf .

Correio Brasiliense. (2023, agosto). In Glossário de História Luso-Brasileira. Arquivo Nacional. http://historialuso.an.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5321&catid=2055&Itemid=266

Dalcin, T. B. (2005). Os castigos corporais como práticas punitivas e disciplinares nas escolas do Paraná (1857 – 1882). (Dissertação em Educação). Universidade Federal do Paraná. https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/38156/R%20-%20D%20-%20TALITA%20BANCK%20DALCIN.pdf;sequence=1

Faria Filho. L. M. de. (2010). Instrução Elementar no século XIX. In E. M. T. LOPES, L. M. de Faria Filho, & C. G. VEIGA. 500 anos de educação no Brasil. 4. ed. [pp. 135-150]. Autêntica.

Feitosa, A. M. dos S. (2008). Escola primária na província do Ceará: organização e formação docente. (Dissertação em Educação). Universidade Estadual do Ceará. https://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2019/06/Disserta%C3%A7%C3%A3o_ADRIANA-MADJA-DOS-SANTOS-FEITOSA.pdf.

Lancaster, J. (1806). Improvements in education, as it respect the industrious classes of community. 4. ed. Darnton & Harvey. https://books.google.com.br/books?id=ojFLAAAAIAAJ&pg=PA1&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=4#v=onepage&q&f=false.

Lei de 15 de outubro de 1827. (1827). Manda crear escolas de primeiras letras em todas as cidades, villas e logares mais populosos do Imperio. In Coleção de Leis do Império do Brasil. 1, [p. 71]. (Publicação Original). https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/1824-1899/lei-38398-15-outubro-1827-566692-publicacaooriginal-90222-pl.html.

Lei n.º 743, de 22 de outubro de 1833. (2006a). Aprova o regulamento de 2 de janeiro de 1833 expedido pelo governo para reger a instrução pública. Documentos. Revista do Arquivo Público do Ceará: História da Educação, (2), 123-143.

Lei n.º 50, de 20 de setembro de 1836. (2006b). Dispõe sobre os ordenados das escolas de primeiras letras. Documentos. Revista do Arquivo Público do Ceará: História da Educação, (2), 144-146.

Oliveira, C. B. (1832). Compendio de Aritmética: composto para o uso da Escola Primária no Basil. Typographya Nacional.

Palmatória. (2023, junho). In Glossário de História Luso-Brasileira. Arquivo Nacional. Palmatória (arquivonacional.gov.br).

Pinto, S. (1939). Instrução Pública Primária do Ceará: Regime colonial – Regime monárquico – Regime republicano. Revista do Instituto do Ceará. Fontes/1939-Instrucao. https://www.institutodoceara.org.br/revista/Rev-apresentacao/RevPorAno/1939/1939-Instrucao_Publica_Primaria_do_Ceara.pdf .

Regulamento n.º 8, de 14 de junho de 1837. (2006c). Ordenação das instruções para execução da Lei Provincial de 20 de setembro de 1836. Documentos. Revista do Arquivo Público do Ceará: História da Educação, (2), 147-149.

Saviani, D. (2008). Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. rev. e ampl. Autores Associados.

Secretaria de Cultura. Arquivo Público. (2010). Guia de fontes para a História da Instrução Pública da Província do Ceará (1833 -1839). CECULT.

Siqueira, L. (2006). De Salle a Lancaster: os métodos de ensino na escola de primeiras letras sergipana (1825-1875). (Dissertação em Educação). Universidade Federal de Sergipe. https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/4688/1/LUIS_SIQUEIRA_.pdf.

Valente, W. R. (2007). Uma história da matemática escolar no Brasil. AnnaBlume, FAPESP.

Valente, W. R., & Pinheiro, N. V. L. (2015). Chega de decorar a tabuada! – As cartas de Parker e a árvore do cálculo na ruptura de uma tradição. Educação Matemática em Revista - RS, ano 16, 1(16), 22-37. https://core.ac.uk/download/38424071.pdf .

Vieira, S. L. (2002). História da educação no Ceará: sobre promessas fatos e feitos. Edições Demócrito Rocha.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Métricas


Visualizações do artigo: 95     PDF downloads: 83

Como Citar

Nogueira, M. da L. da S., & Lando, J. C. (2023). O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA ARITMÉTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DO CEARÁ (1833-1849). Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–16. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/585

Edição

Seção

Artigos