Um professor de matemática em três continentes
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.612Palavras-chave:
História de Professores, Ensino, MatemáticaResumo
Este texto apresenta uma narrativa com traços biográficos de um matemático – Renato Pereira Coelho (1921-1997) – que atuou como professor de matemática em três continentes: Europa, África e América do Sul. Baseia-se em minhas experiências pessoais, em documentos inéditos do Arquivo da Universidade de Coimbra, livros do autor, revistas científicas e depoimentos de ex-alunos e colegas. Escrever sobre a atuação de um professor é bem mais do realizar uma revisão historiográfica da profissão de docência desse personagem. Antes de tudo, é um desafio para ampliar o campo da História da Educação Matemática trazendo personagens menos conhecidos, mas não menos importantes na sua representação histórica como educadores.
Downloads
Referências
Borges, V. P. (2008). Grandezas e Misérias da biografia. Bassanezi Pinsky, Carla (Org). Fontes históricas. 2. ed., 1. reimpressão. São Paulo: Contexto.
Bourbaki, N. (1971). Elements de Mathématique, Algebra. Paris, Hermann.
Búrigo, E. Z. (2006). O movimento da matemática moderna: encontro de certezas e ambiguidades. In: Revista Diálogo Educacional. v.6, (18), pp. 35-47. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3226
Coelho, R. P. (1976). Relatório de atividades do ano sabático. Arquivo da Universidade de Coimbra. Caixa 29, Processo de professor. Justino Magalhães e Augustin Escolano (Org,).
Coelho, R. P. (1945). Carta à João Pereira da Silva Dias, em 30 de dezembro de 1945.
Coelho, R. P. (1974). Sur um problème de pseudo-isotopie. Revista de Ciências Matemáticas. Universidade de Lourenço Marques. Volume V., p. 1-9.
Coelho, R. P. (1987). Lições de Análise Complexa. Textos de Matemática. Universidade de Coimbra.
Coelho, R. P. (1973). Lições de Cálculo Infinitesimal (em dois volumes, 229 + 304 páginas), Coimbra, 1973/74. Policopiado.
Coelho, R. P. (1993). Noções elementares sobre números reais. Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática n.º 27 Dez. p. 5-24.
Coimbra, E. (2023). Entrevista realizada em 10 de outubro de 2023 no gabinete da professora na Universidade Nova de Lisboa.
Cruz, H. M. P. (2010). O prefácio de autor. Diss. Mestrado em estudos portugueses multidisciplinares. Universidade Aberta, Lisboa.
Dietzius, M. (2023). Depoimento concedido a autora em 29 de julho de 2023 por whatsapp.
Duarte, A. L. (2023). Entrevista informal realizada durante o 36º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática, na Universidade de Aveiro em 21 de outubro de 2023.
Escolano Benito, A. (1999). Los professores en la historia. In: Justino Magalhães e Augustín Escolano (Ed.). Os professores na História. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
Escolano Benito, A. (2017). A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas: Alínea.
Fagilde, S. (2021). Formação dos professores de matemática do ensino secundário em Moçambique. In: Americo Junior Nunes da Silva (Org.) A educação em verso e reverso: dos aportes normativos aos aspectos operacionais 2. Ponta Grossa: Atena, p. 231-239. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.39221090721
Ferrão, J. (2022). O decenário do Ensino Superior Moçambicano – 1962-1972: da gênese ideológica do Status-Quo. Disponível em https://www.cartamz.com/index.php/blogs/item/9719-o-decenario-do-ensino-superior-mocambicano-1962-1972-5-6-da-genese-ideologica-do-status-quo
Kaleff, A. M. (2001). A Educação Matemática na Universidade Federal Fluminense: um relato do desenvolvimento histórico dos cursos de formação de professores. GEPEM, (38), p. 9-34. Livros Técnicos e Científicos.
Lima, E. L. (1976). Curso de Análise. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Projeto Euclides.
Magalhães, J. (1999). Os professores na História. Porto: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, p. 7-14.
Mendes, A. (2022). Conversa com o professor José Vitoria: relatos de um matemático singular. Gazeta de Matemática. n. 196, p. 44-53.
Nely, W.; Lima, E.; Batistela, R. (2018). Estruturas da matemática: indícios do ideário bourbakista no livro didático A matemática: suas origens, seu objeto e seus métodos de Carlos Borges. In: Eliene Barbosa Lima et al., Livros didáticos e algumas histórias: teorias modernas da Matemática. Salvador: EDUFBA, pp. 15-30.
Pereira, C. L.; Gonzales, L. (2016). História da AMM – associação Acadêmica de Moçambique. Vila Nova de Gaia: Calendário de Letras.
Queiró, J. F. (2023). Depoimento concedido a autora em 22 de outubro de 2023, por e-mail.
Souza, M. L. A. (2023). Depoimento concedido a autora em 27 de julho de 2023, por whatsapp.
Universidade de Coimbra. (1992). Estudos de Matemática em homenagem ao Professor Doutor Renato Pereira Coelho. Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências.
Vitoria, J. (2023). Entrevista concedida a autora em 24 de julho de 2023 no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 427 PDF downloads: 154