História da Matemática para o ensino: um estudo acerca de mobilizações de Conhecimentos Matemáticos para o Ensino na formação de professores
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.657Palavras-chave:
História da Matemática, Conhecimentos de professores, Conhecimento Matemático para o Ensino, Formação Inicial de ProfessoresResumo
A relevância da inclusão da História da Matemática (HM) no ensino de Matemática tem sido ressaltada por pesquisadores e pelos documentos oficiais que regem a Educação Básica brasileira. Nesse contexto, é importante que os professores sejam formados de modo que, se tiverem interesse, possam introduzir a HM em suas aulas. Portanto, é relevante que os futuros professores tenham acesso, em sua formação inicial, não somente à HM, mas, também, à temática referente à “HM para o ensino”, que abrange o conhecimento de potencialidades, limitações e desafios de lecionar utilizando a HM na Educação Básica, bem como formas de abordar a HM no ensino de Matemática. Considerando essa relevância, a presente investigação buscou identificar e analisar os conhecimentos mobilizados por licenciandos ao estudar tópicos referentes à temática da “HM para o ensino”. Para tanto, a coleta de dados foi realizada em uma disciplina que abordava essa temática e contou com a participação de oito licenciandos. As aulas da disciplina foram gravadas, transcritas e analisadas, assim como as atividades produzidas pelos estudantes. As análises foram conduzidas utilizando uma adaptação do modelo “Conhecimento Matemático para o ensino”, que considerou os domínios “Conhecimento do Conteúdo”, “Conhecimento Pedagógico do Conteúdo” (PCK) e “Conhecimento do Currículo”. Identificamos que, no estudo da temática “HM no ensino”, os licenciandos mobilizaram conhecimentos referentes a esses três domínios, sobretudo, ao PCK. Tal resultado evidencia que o estudo dessa temática pode trazer importantes contribuições para a formação de professores de Matemática.
Downloads
Referências
Araman, E. M. O., Batista, I de L. (2013). Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática. Bolema. 27(45), 1-30. https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000100002
Balestri, R. D., & Cyrino. M. C. C. T. (2010). A História da Matemática na Formação Inicial de Professores de Matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 3(1), 103-120. https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38017
Ball, D. L., Thames, M. H., & Phleps, G. (2008). Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education. 59(5), 389-407. https://doi.org/10.1177/0022487108324554
Brasil (1997). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. MEC/SEF. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf
Brasil (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf
Cavalari, M. F., Bonfim, S. H., & Calábria, A. R. (2023). O Currículo dos Cursos de Formação de Professores de Matemática: um mapeamento das disciplinas que abordam a temática “História da Matemática no Ensino”. Anais - Seminário Nacional De História Da Matemática, 15. https://snhm.com.br/anais/article/view/29
Cavalari, M. F., Moraes, S. R. A. de, Calábria, A. R., & Bonfim, S. H. (2022). História da Matemática na Formação de Professores: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras. Revista de História da Educação Matemática. 10(22), 174–199. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.174-199
Fonseca, V. E. da S (2023). O ensino de logaritmo sob uma perspectiva histórica: um relato de uma experiência. Anais do V Simpósio de Educação em Ciências e VI Semana das Licenciaturas da UNIFEI. 1-3. https://periodicos.unifei.edu.br/index.php/simpeduc/article/view/326/327
Fried, M. N. (2001) Can mathematics education and history of mathematics coexist? Science & Education. 10(4), 391-408. https://doi.org/10.1023/A:1011205014608
Jankvist, U. T.; Mosvold, R.; Faukanger, J.; Jakobsen, A. (2015) Analysing the use of history of mathematics through MKT. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology. 46(4), 495–507. https://doi.org/10.1080/0020739X.2014.990528
Mendes, I. A. (2012). Tendências da Pesquisa em História da Matemática no Brasil: A Propósito das Dissertações e Teses (1990 – 2010). Educação, Matemática e Pesquisa. 14(3), 465-480. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/12765/9356
Miguel, A., & Brito, A. J. (1996). A história da matemática na formação do professor de matemática. Caderno CEDES. 40, 47-61.
Miguel, A. (1997). As potencialidades pedagógicas da História da Matemática em questão: Argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké. 5(8), 73-105. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646848
Moreira, P. C., & Ferreira, A. C. (2013). O lugar da matemática na licenciatura em matemática. Bolema, 27(47), 981-1005. https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400014
Patrono, R. M., & Ferreira, A. C. (2021). Levantamento de pesquisas brasileiras sobre o Conhecimento Matemático para o Ensino e Formação de Professores. Revemop. 3(e202102), 1-24. https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/15848
Ribeiro, A. J. (2012). Equação e Conhecimento Matemático para o Ensino: relações e potencialidades para a Educação Matemática. Bolema. 26(42B), 535-558. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5776
Santos, M. R. (2017). Compreensões de professores do ensino médio acerca da utilização da História da Matemática no ensino de Matemática. (Dissertação em Ensino de Ciências). Universidade Federal de Itajubá. https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/764/1/dissertacao_santos1_2017.pdf
Shulman, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, 15(2), 4-14. https://doi.org/10.3102/0013189X015002004
Smestad, B., Jankvist, U. T.; Clark, K. (2014). Teachers’ mathematical knowledge for teaching in relation to the inclusion of history of mathematics in teaching. Nordic Studies in Mathematics Education, 19(3-4), 169–183. http://ncm.gu.se/node/7329
Tzanakis, C., Arcavi, A., Correia de Sa, C., Isoda, M., Lit, C.-K., Niss, M., et al. (2000). Integrating history of mathematics in the classroom: An analytic survey. In J. Fauvel, & J. van Maanen (Eds.), History in mathematics education (pp. 201–240, Chapter 7). The ICMI Study.
Youchu, H. (2016). A Qualitative Study on the Development of Pre-service Teachers’ Mathematical Knowledge for Teaching in a History-based Course. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, 12(9), 2599-2616. https://doi.org/10.12973/eurasia.2016.1259a
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 14 PDF downloads: 8