História da Matemática para o ensino: um estudo acerca de mobilizações de Conhecimentos Matemáticos para o Ensino na formação de professores

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.657

Palavras-chave:

História da Matemática, Conhecimentos de professores, Conhecimento Matemático para o Ensino, Formação Inicial de Professores

Resumo

A relevância da inclusão da História da Matemática (HM) no ensino de Matemática tem sido ressaltada por pesquisadores e pelos documentos oficiais que regem a Educação Básica brasileira. Nesse contexto, é importante que os professores sejam formados de modo que, se tiverem interesse, possam introduzir a HM em suas aulas. Portanto, é relevante que os futuros professores tenham acesso, em sua formação inicial, não somente à HM, mas, também, à temática referente à “HM para o ensino”, que abrange o conhecimento de potencialidades, limitações e desafios de lecionar utilizando a HM na Educação Básica, bem como formas de abordar a HM no ensino de Matemática. Considerando essa relevância, a presente investigação buscou identificar e analisar os conhecimentos mobilizados por licenciandos ao estudar tópicos referentes à temática da “HM para o ensino”. Para tanto, a coleta de dados foi realizada em uma disciplina que abordava essa temática e contou com a participação de oito licenciandos. As aulas da disciplina foram gravadas, transcritas e analisadas, assim como as atividades produzidas pelos estudantes. As análises foram conduzidas utilizando uma adaptação do modelo “Conhecimento Matemático para o ensino”, que considerou os domínios “Conhecimento do Conteúdo”, “Conhecimento Pedagógico do Conteúdo” (PCK) e “Conhecimento do Currículo”. Identificamos que, no estudo da temática “HM no ensino”, os licenciandos mobilizaram conhecimentos referentes a esses três domínios, sobretudo, ao PCK. Tal resultado evidencia que o estudo dessa temática pode trazer importantes contribuições para a formação de professores de Matemática.

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Biografia do Autor

Hednan Guimarães Mota, UNIFEI

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Professor da Escola Estadual Mário Casassanta, Piranguçu, Minas Gerais, Brasil. E-mail: hednanmota@gmail.com

Mariana Feiteiro Cavalari, Unifei

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2004, mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Câmpus Rio Claro em 2007 e doutora em Educação Matemática pela mesma instituição em 2012. Realizou uma pesquisa, na condição de Affiliate Academic, no Institute of Education da University College London (IOE-UCL), por um ano (03/2018 - 02/2019). Foi professora de Matemática em escolas da Educação Básica no Estado de São Paulo e desde 2009, é professora da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Atuando no Instituto de Matemática e Computação desta instituição, leciona, sobretudo, as disciplinas de Prática de Ensino de Matemática, Estágio Supervisionado e História da Matemática. É membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Formativas e Educativas em Ciências e Matemática (PFECiM) da UNIFEI. Foi Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática por dois mandados (2015-2019 e 2019-2023) e atualmente é presidente da SBHMat (2023-2027). Suas áreas de pesquisa são: História da Matemática; História das Mulheres e Gênero na Matemática e; articulações entre História da Matemática e Educação Matemática. 

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Publicado

2024-11-28

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Como Citar

Guimarães Mota, H., & Feiteiro Cavalari, M. (2024). História da Matemática para o ensino: um estudo acerca de mobilizações de Conhecimentos Matemáticos para o Ensino na formação de professores. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–23. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.657

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