HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: trajetos investigativos

  • Aparecida Rodrigues Silva Duarte Universidade do Vale do Sapucaí/MG
Palavras-chave: História cultural, História de Educação Matemática, Pesquisa em educação matemática

Resumo

O presente artigo tem como objetivo explicitar as produções realizadas pelo Grupo de Pesquisa em História da Matemática e da Educação Matemática (GHMEM), as quais foram desenvolvidas sob a perspectiva da história cultural e que estabelecem interações com projetos impulsionados pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT). Dessa forma, busca-se problematizar o conjunto das produções selecionadas e evidenciar os aportes teóricos utilizados e as opções metodológicas feitas. As produções revelam que se pode contribuir para a história da educação matemática, a partir do uso da fundamentação teórica da história cultural, que se mostra pertinente para o estudo de saberes e práticas presentes no cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Universidade do Vale do Sapucaí/MG
Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí/MG. Atua na área de História da Educação, História da Educação Matemática.

Referências

Alves, R. B.(2014).Os números em sua representação decimal: de Euclides Roxo ao Movimento da Matemática Moderna. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação M/atemática).São Paulo –SP:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo.

Burke, P. (1992). A nova história, seu passado e seu futuro.A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP.

Carvalho, R. P. F.; Duarte, A. R. S. (2016). Ver, sentir e descobrir a aritmética: apropriações da professora Olinda Lôbo sobre o ensino de frações. XIV Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970):sobre o que tratam os Manuais Escolares?Anais...Natal: UFRN. Disponível em: <http://xivseminariotematico.paginas.ufsc.br/files/2016/05/CARVALHO_DUARTE_T2_VF.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2017.

Certeau, M.de.(1982).A operação historiográfica. In: A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 65-119.

Chartier, A.M.(2005).Escola, culturas e saberes. In: XAVIER, L. N. et al. Escola, culturas e saberes.Rio de Janeiro: FGV,9-28.

Chartier, R.(1991).O mundo como representação. Revista de Estudos Avançados,11(5). 173-191. São Paulo, SP.

Chervel, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa.Teoria & Educação, 2(1), 177-229.

Choppin, A.(2004).História dos livros e das edições didática: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa,30(3), 549-566.

De Certeau, M. (2012). A invenção do cotidiano:artes de fazer.Petrópolis/RJ: Editora Vozes.

Frago, A.V.(1995). Historia de la educación y historia cultural: Posibilidades, problemas, cuestiones. Revista Brasileira de Educação,1(0).Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S141324781995000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt> Acesso em 15 maio 2017.

Julia, D., (2001).A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação,1(1), 9-45.

Nóvoa, A. (2002). A imprensa de educação e ensino: concepção e organização do repertório português.In: BASTOS, M. H. C. CATANI, D. B. (Orgs.) Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 11-31.

Salvador, M.F.M.(2015a).A aritmética na escola normal da cidade do Rio de Janeiro: 1890-1950. XII Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890 -1971): o que dizem as revistas pedagógicas? (1890 –1971). Anais...Curitiba: PUC/PR. Disponível em: <http://www2.td.utfpr.edu.br/seminario_tematico/ANAIS/53_MARCELO.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2017.

Salvador, H. H. F. (2015b). As revistas pedagógicas e os procedimentos operatórios: a revista do ensino do Rio Grande do Sul. XII Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890 -1971): o que dizem as revistas pedagógicas? (1890 –1971). Anais...Curitiba: PUC/PR. Disponível em: <http://www2.td.utfpr.edu.br/seminario_tematico/ANAIS/24_SALVADOR.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2017.

Souza, T.L.L.e.(2016).História das finalidades do ensino de aritmética em instituições educacionais amazonenses (1870 –1910).173 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). São Paulo –SP: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo.

Valente, W.R.(2013).Oito temas sobre história da educação matemática. REMATEC, 8(12),22-50. Natal -RN.

Valente, W.R.(2012). Por uma história comparativa da educação matemática. Cad. Pesqui, 42(145),162-179.São Paulo-SP. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n145/10.pdf>. Acesso em05maio2017.

Publicado
2017-10-12
Métricas
  • Visualizações do Artigo 231
  • PDF downloads: 32
Como Citar
Duarte, A. (2017). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: trajetos investigativos. Revista De História Da Educação Matemática, 3(2). Recuperado de http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/158