OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais

Autores

  • Rosineide Sousa Jucá rosejuca@gmail.com
    UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Pedro Franco de Sá pedro.franco.sa@gmail.com
    Professor da Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

História da Educação matemática, História da matemática, Números decimais, Práticas sociais

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas sociais desenvolvidas com os números decimais e que foram um dos argumentos expostos no la disme de Simon Stevin para justificar a sua proposição. Para o desenvolvimento da pesquisa realizamos uma revisão bibliográfica sobre a sociologia das atividades matemáticas e o desenvolvimento dos números decimais e sua sistematização por Simon Stevin. Observamos que a sistematização de Stevin dos números decimais possibilitou um melhor desenvolvimento das práticas sociais de sua época e permitiu posteriormente a criação do sistema de pesos e medidas. Entretanto, constatamos que apesar da criação dos números decimais ter ocorrido no século XVI, estes números somente aparecem nos manuais franceses de aritmética a partir do século XVIII.

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Publicado

2018-05-01

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Como Citar

Jucá, R. S., & Sá, P. F. de. (2018). OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais. Revista De História Da Educação Matemática, 4(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/202

Edição

Seção

Artigos