ENSINO DE MATEMÁTICA EM ROLIM DE MOURA (RO) NO FIM DA DÉCADA DE 1990 SOB A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Ensino, Matemática, Caderno de PlanejamentoResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de Matemática na cidade de Rolim de Moura – RO a partir do fim da década de 1990, por meio do depoimento de uma professora que atuava na terceira série do ensino fundamental e do seu caderno de planejamento de 1997 cedido pela depoente. O caderno de planejamento contém os planos de aula, bem como quatro provas de matemática utilizadas pela docente e atividades extras de fixação do conteúdo, todos referentes ao ano do caderno analisado. Os resultados mostram uma presença de elementos do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no ensino de matemática, como teoria de conjuntos e o simbolismo utilizado (pertence, não pertence, contido e não contido, etc.). Além dessas questões sobre o ensino de matemática, há resultados sobre a prática e cotidiano desta docente, assim como, sobre a formação continuada, os modelos de contratação de professores no Município de Rolim de Moura, entre outras questões. Como considerações finais, ressalta-se a presença marcante da supervisão no cotidiano do professor.
Downloads
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 337 PDF downloads: 119