NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação

Autores

  • André Ricardo Lucas Vieira sistlin@uol.com.br
    Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano (IF-Sertão/PE) http://orcid.org/0000-0002-9279-5802
  • Diego Souza de Sena senadiego@gmail.com
    Professor do Município de Filadélfia/BA

Palavras-chave:

Formação docente, História da Matemática, Identidade docente

Resumo

O presente trabalho é um estudo que teve como principal objetivo pesquisar, mediante as narrativas de formação dos licenciandos, quais conhecimentos da História da Matemática fazem parte da sua formação docente. Nesta perspectiva, este estudo insere-se numa abordagem qualitativa, estabelecendo como lócus a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, localizada no município de Senhor do Bonfim/BA. A pesquisa teve como sujeitos nove discentes do curso de Licenciatura em Matemática, que já tinham cursado a disciplina História da Matemática proposta na matriz curricular. Os resultados explicitados mostram que o docente precisa conhecer a história da sua disciplina, sendo que esse conhecimento perpassa a formação inicial a partir de práticas significativas na construção da sua identidade docente. No que tange à discussão, a proposta investigativa explicitada neste texto nos permitiu concluir que a constituição da identidade docente perpassa pelas experiências vivenciadas nos espaços formativos como o proporcionado pela disciplina História da Matemática. As experiências formativas são constituídas em todo percurso de vida do estudante que se estabelece desde a suas experiências no início da sua escolarização, seguindo até sua prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-19

Métricas


Visualizações do artigo: 333     PDF downloads: 154

Como Citar

Vieira, A. R. L., & Sena, D. S. de. (2020). NARRATIVAS DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: a história da matemática como mediadora do processo de formação. Revista De História Da Educação Matemática, 6(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/296

Edição

Seção

Artigos