A MATEMÁTICA MODERNA DO ENSINO DE FRAÇÕES NA ESCOLA DE OITO ANOS (décadas de 1960 e 1970)
Palavras-chave:
Frações. Matemática do ensino. Movimento da Matemática Moderna.Resumo
O presente artigo teve como objetivo problematizar a matemática do ensino de frações produzida para atender a proposta de uma escola de oito anos em meio a discussões de modernização da matemática como parte do amplo processo de modernização da sociedade. Para tal, foram tomados como documentos de análise os cinco primeiros livros da coleção “Curso moderno de matemática para o ensino de 1º grau”, que tiveram sua forma acabada publicada no início da década de 1970 já atendendo ao novo modelo de escola, agora obrigatória dos 7 aos 14 anos, com o ensino de 1º grau e dos preceitos da nova matemática, dita moderna. A análise indicou que a proposta de ensino nas obras segue um encadeamento característico de uma matemática do ensino de frações com respeito à graduação do ensino, que privilegia o trabalho intuitivo com frações mais familiares aos alunos, indo para o trabalho exaustivo com frações equivalentes já a partir do 2º ano visando a formalização do número racional e de suas operações. Identificou-se, ainda, um apelo ao uso de pares ordenados para representar partes de um inteiro em relação ao todo com o objetivo de que essa representação possibilitasse o trânsito do racional para a reta real, saber necessário ao trabalho com funções nas séries seguintes.
Downloads
Referências
Bertini, L. F.; Valente, W. R. (No prelo). Os problemas aritméticos e as articulações entre o ensino e a formação de professores: elementos da matemática do ensino. Cadernos CEDES, 41(115).
Brasil. Lei Federal n. 5692 de 11 de agosto de 1971. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html Acessado em: 23 jun. 2021
______ Lei Federal n. 4024, de 20 de dezembro de 1961. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html Acessado em: 23 jun. 2021
Búrigo, E. Z. (2006). O movimento da matemática moderna no Brasil: encontro de certezas e ambiguidades. Revista Diálogo Educacional, 6(18), p. 35-47.
Dienes, Z. P. (1967). A Matemática Moderna no Ensino Primário. 1ª ed. Lisboa, Portugal, Livros Horizonte.
Domingues, J. M., Gregorio, J. M. C., & Costa D. A. (2020). Matemática a ensinar e matemática para ensinar fração: algumas considerações das produções de Bezerra. Caminhos da Educação Matemática em Revista, 10, pp. 3-18.
Duarte, A. R. S. (2011). A matemática moderna para crianças. In: M. C. A. de Oliveira, M. C. Leme da Silva, W. R. Valente. O movimento da matemática moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora: Ed. UFJF.
Julia. D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP. SBHE/Editores Associados, 1, pp. 9-43, jan./jun.
Liberman, M. P., Sanchez, L. B., Averbuch, A., Franca, G. (1977). Curso Moderno de Matemática para o ensino de 1º. Grau – Exemplar do Professor, 5ª série. São Paulo: Editora Nacional.
Liberman, M. P.; Sanchez, L. B.; Franchi, A. Curso Moderno de matemática para o ensino de 1º grau: 2. Guia do Professor. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975.
Liberman, M. P.; Franchi, A.; Bechara, L. Curso Moderno de Matemática para a Escola Elementar. 1º volume, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.
______ Curso Moderno de Matemática para a Escola Elementar. 2º volume, 2ª ed., São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968.
Morais, R. S., Bertini, L. F. & Valente, W. R. (2021). A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. São Paulo: Livraria da Física.
Neves, K. C. R. (2019). Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração. HISTEMAT, 5(1), pp 132-149.
Novaes, B. W. D., Berticelli, D. G. D., & Pinto, N. B. (2020). Guidelines on the use of teaching materials for teaching fraction in the Brazilian primary course (1930-1970). Pedagogical Research, 5(3).
Rios, D. F.; Búrigo, E. Z. & Oliveira Filho, F. (2011). O movimento da matemática moderna: sua difusão e institucionalização - O MMM no Brasil. In: M. C. A. de Oliveira, M. C. Leme da Silva, W. R. Valente. O movimento da matemática moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora: Ed. UFJF
Sanchez, L. B.; Liberman, A. P. (1974). Curso Moderno de Matemática para o ensino de 1º grau: 3. São Paulo: Editora Nacional, 1974. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/ handle/123456789/208798. Acesso em 28 set. 2020.
______ (1975). Curso Moderno de Matemática para o ensino de 1º grau. Guia do Professor. São Paulo: Editora Nacional.
Teixeira, A. Plano nacional de educação. Referente aos fundos nacionais de ensino primário, médio e superior. Documenta. Rio de Janeiro, 8, pp. 24-31.Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/plano1.html. Acessado em: 25 jun. 202Acesso em 25 jun. 2021.
Valente, W. R. (2021). A matemática do ensino e o ensino de matemática: as frações nos primeiros anos escolares, segunda metade do século XIX. Historia de la Educación, 39, pp. 31-44.
Villela, L. M. A. (2009). GRUEMA - uma contribuição para a história da educação matemática no Brasil. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 650 PDF downloads: 55