FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Larissa Izabelle Alves larissa-alves24@hotmail.com
    Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Revistas Pedagógicas, Ensino de Frações, Números Decimais, Vagas Pedagógicas

Resumo

O artigo aborda alguns dos resultados obtidos com o desenvolvimento de projeto de Iniciação Científica. Considerando, na atualidade, a existência de debates não consensuais que tratam do ensino de frações, procurou-se, na história dos saberes escolares, um aparato teórico para subsidiar o conhecimento, a prática docente e a autoridade dos professores que ensinam matemática nos dias de hoje, discutindo as propostas sobre o ensino de frações. Assim, a pesquisa buscou analisar o ensino de frações em dezenove publicações de revistas pedagógicas selecionadas entre o período de 1890 até 1960. As revistas selecionadas foram: A Eschola Pública; Revista Nacional, Revista da Sociedade de Educação; Revista Escolar; Revista do Professor e Revista Educação. Os resultados mostram uma preferência por uma organização do ensino que parta de frações para o de números decimais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Adelino, P. R. (2014). O que ensinar primeiro: frações ou números decimais. Anais da Anped Sudeste.

Arithmetica: A arithmetica no 1.º Anno. (1925). Revista Escolar. Anno I, n. 1, jan., SP.

Arithmetica: Fracções. (1925). Revista Escolar. Anno I, n. 4, abr., SP.

Arithmetica: Fracções decimaes I. (1925). Revista Escolar. Anno I, n. 10, out., SP.

Arithmetica: Fracções decimaes II. (1925). Revista Escolar. Anno I, n. 11, nov., SP.

Arithmetica: Fracções decimaes III. (1925). Revista Escolar. Anno I, n. 12, dez., SP.

Arithmetica: Fracções decimaes IV. (1926). Revista Escolar. Anno II, n. 13, jan., SP.

Arithmetica: Divisão de fracções. (1926). Revista Escolar. Anno II, n. 15, mar., SP.

Arithmetica: Alteração no valor das fracções. (1926). Revista Escolar. Anno II, n. 18, jun., SP.

Bertini, L. F., Morais, R. S., & Valente, W. R. (2017). A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. 1. ed. Editora Livraria da Física.

Campos, A. M. A. D. (2019). As intervenções de José Ribeiro Escobar no ensino da matemática em São Paulo nas primeiras décadas do século XX. Revista De História Da Educação Matemática, 5(1).

Campos, J. F. de. (1932). Revista Educação, v. VI, n. 1, jan./fev./mar., SP.

Costa, J. A. (1952). Frações por Equivalência. Revista do Professor. n. 11, fev., SP.

de Petta, T. T., & de Fátima Martino, V. (2019). Revista Escolar e as “Lições de Coisas”: fontes para a pesquisa histórica educacional no Brasil Republicano (1925-1927). CAMINE: Caminhos da Educação - Camine: Ways of Education, 11(2), 66-82.

Em Classes. (1932). Revista Educação. vol. VII, n. 4-5, abr./maio, SP.

Escobar, J. R. (1924). Revista da Sociedade de Educação. São Paulo, Volume 2, n.5.

Escobar, J. R. et al. (1921). Revista Nacional. Anno I, n. 2, nov., SP.

Escobar, J. R. et al. (1927). Revista Educação. n.1, vol. I, out., SP

Escobar, J. R. et al. (1927). Revista Educação. vol. I, n. 2, nov., SP.

Ferreira, J. S & Santos, I. B. (2018). Apropriações do Método Intuitivo de Pestalozzi em Propostas Para o Ensino de Saberes Elementares Matemáticos em Revistas Pedagógicas (1890-1940). JIEEM, v.11, n.1, p. 13-26.

Gonçalves, G. N. (2002). A trajetória profissional e as ações de Oscar Thompson sobre a instrução pública em São Paulo (1889-1920). Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

GHEMAT – Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática. Glossário. São Paulo: 2016.

Hofstetter, R., & Valente, W. R. (2017). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física.

Júnior, L. A. A. et al. (1951). Revista de Educação, v. VII, n. ½, SP.

Nery, A. C. B. (2001). Embates no campo educacional: a sociedade de educação de São Paulo (1922-1931). 24ª. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação.

Nery, A. C. B. (2009). A Sociedade de Educação de São Paulo: embates no campo educacional (1922-1931). 1. Ed. Editora Unesp.

Martins, G. F. (1929). Revista Educação. v. VII, n. 1/2, SP.

Oliveira, P. (2013). Como ensinar matemática na Escola Ativa? As orientações para o professor primário contidas nos periódicos pedagógicos do período de 1930 a 1960. Trabalho de Conclusão de Curso do Curso à Distância em Pedagogia. Universidade Federal de Santa Maria.

Overné, C. A. (2015). O uso do Periódico como Impresso Pedagógico: uma análise da revista nacional (1921-1923). Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína, v. 7, n. 1, p. 65-85.

Reis, K. C. O. (2017) As Revistas Educação (1931-1932), Revista de Educação (1933-1944) e Revista de Educação (1945-1961) como fóruns de discussões sobre didática. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília.

Pinheiro, M. de L. (2009). Trajetória e interlocuções do educador paulista João Toledo (1900-1939): a permanência dos modelos de lição. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas.

Pinto, A. A. (2008). Contribuições da imprensa periódica especializada para os estudos em História da Educação: a revista A Eschola Publica e as disputas pela hegemonia do campo educacional paulista (1893-1897). Fronteiras, 10(18), 95-118.

Pinto, N. B, Felisberto, L. G. S, & Berticelli, D. D. (2020) Métodos, processos e finalidades da Aritmética na Escola Primária e as vagas pedagógicas. In: Oliveira, Maria Cristina Araujo de; Pinto, Neuza Bertoni; Valente, Wagner Rodrigues (org.) A Aritmética, a Geometria e o Desenho: A Matemática no Primeiro Ano Escolar. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Proença, A. F. de. et al. (1930). Revista Educação. vol. XI, mai., n. 2, anno III, SP.

Santos, E. S. C dos & Giusti, B. L. R. A aritmética na formação do professor normalista e as vagas pedagógicas. In: Oliveira, M. C. A., Pinto, N. B. & Valente, W. R. (Orgs.). A aritmética, a Geometria e o Desenho: A matemática nos primeiros anos escolares (p. 57-87). São Paulo: Editora da Física.

Souza, A. F. de. (2018). Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930). Revista Educação da Matemática em Foco, v. 7, n. 1.

Thompson, O. (1894). Arithmetica Elementar. A Eschola Publica. São Paulo, Volume I, n.10, Maio.

Valente, W. R. (2017) "Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto": elementos para a história do senso comum pedagógico. Ciência e Educação, Bauru, v. 23, n. 3, p. 597-611.

Valente, W. R., Bertini, L. D. F., Pinto, N. B., & Morais, R. D. S. (2017). A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. Projeto de Pesquisa. São Paulo: FAPESP, 15751-2.

Valdemarin, V. T. (2000). Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade. Cadernos Cedes, 20, 74-87.

Downloads

Publicado

2021-09-10

Métricas


Visualizações do artigo: 421     PDF downloads: 158

Como Citar

Alves, L. I. (2021). FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS . Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–28. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/382

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de frações: história e perspectivas atuais