FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Larissa Izabelle Alves larissa-alves24@hotmail.com
    Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Revistas Pedagógicas, Ensino de Frações, Números Decimais, Vagas Pedagógicas

Resumo

O artigo aborda alguns dos resultados obtidos com o desenvolvimento de projeto de Iniciação Científica. Considerando, na atualidade, a existência de debates não consensuais que tratam do ensino de frações, procurou-se, na história dos saberes escolares, um aparato teórico para subsidiar o conhecimento, a prática docente e a autoridade dos professores que ensinam matemática nos dias de hoje, discutindo as propostas sobre o ensino de frações. Assim, a pesquisa buscou analisar o ensino de frações em dezenove publicações de revistas pedagógicas selecionadas entre o período de 1890 até 1960. As revistas selecionadas foram: A Eschola Pública; Revista Nacional, Revista da Sociedade de Educação; Revista Escolar; Revista do Professor e Revista Educação. Os resultados mostram uma preferência por uma organização do ensino que parta de frações para o de números decimais.

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Publicado

2021-09-10

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Como Citar

Alves, L. I. (2021). FRAÇÕES OU NÚMEROS DECIMAIS? AS ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DADAS PELAS REVISTAS PEDAGÓGICAS . Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–28. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/382

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de frações: história e perspectivas atuais