AS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FATEC OURINHOS: dias de lutas e de glória

Autores

Palavras-chave:

Regime Militar., História Oral., Ensino Tecnológico.

Resumo

Ao completar trinta anos de existência em outubro de 2021, a Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (Fatec Ourinhos) traz consigo um cabedal histórico que merece ser revivido e repensado, criando-se possibilidades de entendimentos e aprendizados acerca do seu contexto de criação e de paradigmas que ainda circulam nos seus intramuros. Apesar da sua criação (em caráter excepcional), em 1991, ter ocorrido depois de seis anos do fim do regime militar, a faculdade sempre foi subordinada ao Centro Paula Souza, autarquia responsável pela gestão das Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo, sendo uma instituição criada pelo decreto-lei de 6 de outubro de 1969, na gestão do governador Roberto Costa de Abreu Sodré (1967 – 1971) e em pleno regime militar. Logo, quais reflexos o Centro Paula Souza e as suas faculdades sentiram nesse período? Houve alguma área do conhecimento científico que sofreu alguma intolerância por ser julgada subversiva ao regime imposto? Como as ciências exatas (particularmente a Matemática) foram influenciadas em seus modos de transposição em sala de aula? Para atingir o objetivo de (re) pensar tais questões, optou-se pela metodologia da História Oral, que é um dos modos de se criar narrativas, fontes orais que são transformadas em registros escritos e, para compor a narrativa proposta, entrevistas foram realizadas com professores que atuaram/atuam nas Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo. Logo, como resultado, temos as entrevistas e suas narrativas que surgiram como pontas de icebergs e que se juntaram a outras fontes como uma possibilidade do fazer historiográfico que colaborou com a compreensão de um determinado contexto. As narrativas dispararam certos entendimentos ao entorno da vida acadêmica das Fatecs nas décadas analisadas, permitindo uma reflexão sobre a disciplina da Matemática na época do regime militar, assim como forneceram vestígios da luta constante em se estabelecer uma cultura escolar própria para o ensino tecnológico, baseada na prática e no mundo do trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Pasqualini, FATEC

Pós-Doutorado em Educação (UNESP-Marília), 2021. Professora Universitária (FATEC), Ourinhos, São Paulo.

Eunice Correa Sanches Belloti, Fatec Ourinhos

Mestrado em Psicologia e Sociedade (UNESP-Assis), 2003. Professora Universitária (FATEC), Ourinhos, São Paulo

Referências

Belloti, E. C. S. (2015). Aspectos de Subjetivação e Memória na Criação da Extensão de Campus da Fatec/SP – em Ourinhos. In Carvalho, Maria Lucia Mendes de (Org). Patrimônio Artístico, Histórico e Tecnológico de Educação Profissional. (pp. 267-276). São Paulo: Centro Paula Souza.
Belloti, E. C. S. (2016). A Construção de Saberes e Memórias ao viés das Antigas Aulas de E.P.B. e de Eventos Culturais e Artísticos na Fatec de Ourinhos (SP). In: Carvalho, Maria Lucia Mendes de (Org). Coleções, Acervos e Centros de Memória. Memórias e História da Educação Profissional. (pp. 27-284). São Paulo: Centro Paula Souza.
Broti, M. P. (2012). O Ensino Superior no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza: sujeitos, experiências e currículo (1969-1976). Dissertação de Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade. Pontifícia Universidade católica de São Paulo. São Paulo.
J.Puc-SP. (2021). Lembrar é resistir: 40 anos da invasão da PUC-SP. Recuperado de: https://j.pucsp.br/noticia/lembrar-e-resistir-40-anos-da-invasao-da-puc-sp.
Ministério da Educação e Cultura. (2009). Centenário da rede federal de educação profissional e tecnológica. Recuperado de: http://portal. mec. gov.br/setec/ arquivos /centenario/histórico_educacao_profissional.pdf
Motoyama, S. (1995). Educação Técnica e tecnológica em questão. 25 anos de CEETEPS: uma história vivida. São Paulo: Unesp.
Motta, R. P. S. (2014). As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar.
Napolitano, M. (2014). 1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo: Contexto.
Oliveira, F. D. de. (2013). Hemera: sistematizar textualizações, possibilitar narrativas. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências. Bauru.
Prado, R. C. (2018). As Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo: um histórico da instituição e aspectos relativos ao ensino de Matemática nela praticado. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências. Bauru.
São Paulo. (2021). Maria Antonia: dos tempos de regime de exceção à plena democracia. Recuperado de: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/mari a-antonia-dos-tempos-de-regime-de-excecao-a-plena-democracia/.

Downloads

Publicado

2022-06-23

Métricas


Visualizações do artigo: 272     PDF downloads: 154

Como Citar

Prado, R. de C., Pasqualini, E., & Belloti, E. C. S. . (2022). AS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FATEC OURINHOS: dias de lutas e de glória . Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–17. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/476

Edição

Seção

DOSSIÊ - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA