ELEMENTOS DE PROFISSIONALIDADE PARA UMA GEOMETRIA MODERNA: NORMATIVAS OFICIAIS E MANUAIS PEDAGÓGICOS COMO REFERENCIAIS PARA A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Maria Cristina Araújo de Oliveira mcrisoliveira6@gmail.com
    Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Profissionalidade, Geometria, Matemática moderna, Legislação, Manuais pedagógicos

Resumo

O artigo analisa elementos de profissionalidade para o ensino de Geometria numa perspectiva moderna, veiculada com o Movimento da Matemática Moderna. Tais elementos foram identificados em documentos oficiais e manuais pedagógicos pertencentes ao acervo de uma professora que atuou em escolas primárias e na Escola Normal na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, nas décadas de 1960 e 1970. Os elementos de profissionalidade correspondem aos saberes racionalizados sobre o ensino de Geometria que levam em conta os conteúdos, a adequação dos mesmos aos alunos em cada série – nível de escolaridade, os métodos para aprendizagem, os materiais indicados, entre outros aspectos, dispostos nos textos analisados. O exame dos programas para o ensino primário em nível estadual e local e da Coleção Curso Completo de Matemática Moderna permitiu construir uma representação da profissionalidade para o ensino de uma Geometria moderna que se mostra herdeira de propostas veiculadas desde o início do século XX, cuja ênfase era a identificação e caracterização das formas planas e sólidas. Revestida de uma roupagem nova, pontualmente utilizada – linguagem de conjuntos, ênfase na linguagem, noções topológicas, a Geometria “antiga” foi revisitada e garantida, em grande medida, por uma certa tradição que permite estabilizar o ensino dos saberes escolares.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Araújo de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG

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Publicado

2016-05-15

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Como Citar

de Oliveira, M. C. A. (2016). ELEMENTOS DE PROFISSIONALIDADE PARA UMA GEOMETRIA MODERNA: NORMATIVAS OFICIAIS E MANUAIS PEDAGÓGICOS COMO REFERENCIAIS PARA A PRÁTICA DOCENTE. Revista De História Da Educação Matemática, 2(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/58

Edição

Seção

Artigos