Criação e Desenvolvimento de um Curso de Licenciatura no Paraná: uma narrativa histórica sobre a formação de professores de Matemática

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.627

Palavras-chave:

Formação docente inicial, Universidade Estadual do Centro-Oeste, História da Educação Matemática, Projeto Pedagógico do Curso, História Oral

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de criação e desenvolvimento do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Câmpus Irati, desde a sua criação, em 2005.  Buscou-se compreender como o curso foi concebido, as motivações, os desafios na sua implantação e as mudanças estruturais ocorridas ao longo dos anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, amparada nos pressupostos metodológicos da História Oral,cuja produção de dados se deu a partir de entrevistas com professores que estiveram diretamente envolvidos na criação do curso e exerceram a docência desde os primeiros anos de sua existência. Além das narrativas orais, foram mobilizadas outras fontes, como as quatro versões do Projeto Pedagógico do Curso. A pesquisa possibilitou a constituição de uma narrativa histórica sobre o curso de Matemática da Unicentro, Câmpus Irati, contribuindo para a compreensão de aspectos históricos sobre formação de professores e, mais especificamente, da institucionalização de atividades matemáticas na região de Irati (PR). Contribui também para o aprofundamento daspesquisas em História da Educação Matemática no Brasile, em particular, no estado do Paraná.

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Biografia do Autor

Leoni Malinoski Fillos, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutorado em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro. Possui graduação em Ciências pela Fundação Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati (1990), graduação em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (1994) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). É Professora Adjunta do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) , Campus Irati.

Izabel Passos Bonete, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1982) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2000), Doutorado em Ciências Florestais na área de Manejo Florestal no Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais da UNICENTRO/Irati e professora adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste, lotada no Departamento de Matemática do Campus Universitário de Irati.

Joyce Jaquelinne Caetano, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduação em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1998) e Doutorado em Educação (Currículo) pela PUC/SP (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR). Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEN) da UNICENTRO na linha de pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Matemática.

Mario Umberto Menon, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1986), mestrado em Estatistica pela Universidade Estadual de Londrina (1995) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor associado do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Natãna Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Acadêmica do curso de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste. 

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Publicado

2024-12-30

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Como Citar

Fillos, L. M., Bonete, I. P., Caetano, J. J., Menon, M. U., & Silva, N. (2024). Criação e Desenvolvimento de um Curso de Licenciatura no Paraná: uma narrativa histórica sobre a formação de professores de Matemática. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–24. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.627

Edição

Seção

DOSSIÊ - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS