Criação e Desenvolvimento de um Curso de Licenciatura no Paraná: uma narrativa histórica sobre a formação de professores de Matemática
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.627Palavras-chave:
Formação docente inicial, Universidade Estadual do Centro-Oeste, História da Educação Matemática, Projeto Pedagógico do Curso, História OralResumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de criação e desenvolvimento do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Câmpus Irati, desde a sua criação, em 2005. Buscou-se compreender como o curso foi concebido, as motivações, os desafios na sua implantação e as mudanças estruturais ocorridas ao longo dos anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, amparada nos pressupostos metodológicos da História Oral,cuja produção de dados se deu a partir de entrevistas com professores que estiveram diretamente envolvidos na criação do curso e exerceram a docência desde os primeiros anos de sua existência. Além das narrativas orais, foram mobilizadas outras fontes, como as quatro versões do Projeto Pedagógico do Curso. A pesquisa possibilitou a constituição de uma narrativa histórica sobre o curso de Matemática da Unicentro, Câmpus Irati, contribuindo para a compreensão de aspectos históricos sobre formação de professores e, mais especificamente, da institucionalização de atividades matemáticas na região de Irati (PR). Contribui também para o aprofundamento daspesquisas em História da Educação Matemática no Brasile, em particular, no estado do Paraná.
Downloads
Referências
Alberti, V. (2005). Histórias dentro da história. In: Pinsky, C. B. (Org.) Fontes históricas. (pp. 155-202). Editora Contexto.
Baraldi, I. M. & Franco Rios, D. (2019). História Oral e Educação Matemática: práticas de pesquisas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12 (29), 292-300.
Bicudo, M. A. V. (2006). Pesquisa Qualitativa e pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: Borba, M. C. & Araújo, J. L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática (Coleção Tendências em Educação Matemática) (pp. 101-114, 2 ed.). Autêntica.
D'Ambrosio, U. (2004). Tendências historiográficas na história da ciência. In: Alfonso-Goldfarb, A.M.& Beltran, M.H.R. Escrevendo a História da Ciência (pp. 164-200). EDUC/FAPESP.
Fillos, L. M. (2008). Educação Matemática em Irati (PR): memórias e história. (Dissertação em Educação). Universidade Federal do Paraná.
Fiorentini, D. & Lorenzato, S. (2009). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2ed. Autores Associados.
Garnica, A. V. M. (2004). História Oral e educação Matemática. In: Borba, M. C.; Araújo, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática (pp. 71-98). Autêntica.
Gaertner, R. & Baraldi, I. M. Um Ensaio Sobre História Oral e Educação Matemática: pontuando princípios e procedimentos. Bolema, v. 21 (30), 47-61.
Garnica, A. V. M. (2007). Manual de História Oral em Educação Matemática: outros usos, outros abusos. Unicentro/SBEM.
Garnica, A. V. M. & Souza, L. A. de. (2013) Elementos de História da Educação Matemática. Cultura Acadêmica. http://hdl.handle.net/11449/109211
Gomes, M. L. M. (2016) Os 80 Anos do Primeiro Curso de Matemática Brasileiro: sentidos possíveis de uma comemoração acerca da formação de professores no Brasil. Boletim de Educação Matemática. Bolema, v. 30, 424-438. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v30n55a06
Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Martins, R. M. (2001). Projeto Pedagógico e Licenciatura em Matemática: um estudo de caso. (Dissertação em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro. chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www2.fc.unesp.br/ghoem/trabalhos/22_3_dissertacao_ronaldo.pdf
Meihy, J. C. S. B. (2002). Manual de história oral. 1 ed. Loyola.
Meihy, J. C. S. B. & Holanda, F. (2019) História oral: como fazer, como pensar. 2 ed. Contexto.
Monteiro de Freitas, A. A. S. (2017). Construção coletiva do PPC: a experiência do curso de Pedagogia da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Revista De Estudios Y Experiencias En Educación (Impressa), v. 16 (31) 157-173. DOI: https://doi.org/10.21703/rexe.2017311551719
Nascimento, T. R. (2012). A criação das licenciaturas curtas no Brasil. HISTEDBR On-line, Campinas. v. 12 (45), 340-346, https://www.researchgate.net/publication/312641195_A_criacao_das_licenciaturas_curtas_no_Brasil DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640153
Portelli, A. (2016). História Oral como arte da escuta. 1 ed. Letra e Voz.
Roque, A. C. C. & Gomes, M. L. M. (2018). História do primeiro curso de Licenciatura em Matemática em Governador Valadares - MG: um panorama geral. In: Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática – ENAPHEM (PP. 1-16). Campo Grande, MS: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6132/5736
Thompson, P. (2002). A voz do passado: história oral. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. 3 ed. Paz e Terra.
Trivizoli, L. M. (2008). Sociedade de Matemática de São Paulo: Um estudo histórico-institucional. (Dissertação em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_445015ea0ac9c390326e971b6f030aa0
Projeto Pedagógico do Curso de Matemática, Irati. (2006). Departamento de Matemática. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Projeto Pedagógico do Curso de Matemática, Irati. (2009). Departamento de Matemática. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Projeto Pedagógico do Curso de Matemática, Irati. (2014). Departamento de Matemática. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Projeto Pedagógico do Curso de Matemática, Irati. (2020). Departamento de Matemática. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Ziccardi, L. R. N.. (2014). Percurso histórico do curso de Licenciatura em Matemática da PUC-SP. Ensino de Matemática em Debate, v. 1 (1), 1-21. https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/19794/14702
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 59 PDF downloads: 24