Biblioteca do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha: estudo dos livros publicados em francês
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.653Palavras-chave:
Acervo, Livros, Formação de Professores, Escola Normal, Laboratório de Matemática, Matemática ModernaResumo
O artigo apresenta os livros publicados em francês da coleção digital “Práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul” composta pelos documentos do acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha (LM/IE), constituído entre os anos 1950 e 1990. O texto enfoca os livros dos autores Zoltan Paul Dienes, Nicole Picard, Caleb Gattegno, Georges Papy e Frédérique Papy e Louis Duvert, René Gauthier e Maurice Glaymann que são os autores de maior parte dos livros em francês pertencentes à coleção digital. Discute-se a importância desses livros em estudos e cursos promovidos pelo Instituto de Educação, principalmente referentes à modernização do ensino de matemática na formação de professores. As obras de Dienes, autor associado ao Movimento da Matemática Moderna, foram amplamente traduzidas e utilizadas pelas normalistas no Instituto de Educação, assim como os livros de Nicole Picard. O método de “Números em Cores”, bastante difundido por Caleb Gattegno, fora aplicado em aulas no ensino primário, e o Material Cuisenaire deixou marcas na prática pedagógica no Instituto de Educação.
Downloads
Referências
Barbazo, É., & Pombourcq, P. (2010). Cent ans d’APMEP. Association des professeurs de mathématiques de l’enseignement public.
Bonfada, E. M. (2018). A matemática na formação de professoras normalistas: o Instituto de Educação General Flores da Cunha em tempos de matemática moderna (Dissertação em Ensino de Matemática). Lume Repositório Digital. www.lume.ufrgs.br/handle/ 10183/180932
Búrigo, E. Z. (2010). A Matemática Moderna na UFRGS: o protagonismo dos professores da universidade. In C. Flores & J. P. Arruda (Eds.), A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal (pp. 89-116). Annablume.
Búrigo, E. Z. (2012). Lucienne Félix no Brasil: repercussões de um movimento em curso na França dos anos 1960. In Anais do I Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática (pp. 1-17). Vitória da Conquista. www.seer.ufms.br/index.php/ ENAPHEM/article/view/15052
Búrigo, E. Z. (2022). Joana Bender, educadora matemática. In A. L. P. Guttierrez & E. Z. Búrigo (Eds.), Personagens do IME Instituto de Matemática e Estatística (pp. 50-75). UFRGS.
Búrigo, E. Z., & Pereira, L. H. F. (2020). Saberes para ensinar matemática na escola primária: traços de sua institucionalização nas escolas normais rio-grandenses. In E. Z. Búrigo et alii (Eds.), Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (1889-1970) (pp. 17-68). Oikos.
Búrigo, E. Z., & Rosa, N. G. (2021). Máquinas e números: traduções de Nicole Picard em Porto Alegre nos anos 1970. Educação e Realidade, 46(2), 1-25. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236112151
Búrigo, E. Z., & Valente, W. R. (2023). Modernizing mathematics teaching: international dialogues from Brazil. In Dirk De Bock (Ed.), Modern mathematics: an international movement? (pp. 199-216). Springer. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-11166-2_20
Cunha, M. T. S. (2015). Acervos escolares: olhares ao passado no tempo presente. Revista História da Educação, 19(47), 293-296. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/58105
Dalcin, A., & Fischer, M. C. B. (2021). O acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha. Revista História da Educação (Online), 25, e102551, 1-9. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/102551
Dalcin, A., Fischer, M. C. B., & Lacerda, M. C. (2022). Autores estrangeiros na formação de professoras e normalistas no Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre, entre as décadas de 1940 e 1970. In Anais do 6º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (pp. 1-12). Florianópolis. www.seer.ufms.br/index.php/ ENAPHEM/article/view/16657/11632
Dalcin, A., & Silva, S. R. D. (2019). Zoltan Dienes e a formação de professores em Porto Alegre em tempos de matemática moderna. Educação: teoria e prática, 29(62), 669-690. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p669-690
De Bock, D., & Vanpaemel, G. (2023). Papy’s reform of mathematics education in Belgium: development, implementation, and controversy. In Dirk De Bock (Ed.), Modern mathematics: an international movement? (pp. 199-216). 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-11166-2_10
Furinghetti, F., & Giacardi, L. (2022). The International Commission on Mathematical Instruction, 1908-2008: people, events, and challenges in Mathematics Education. Springer. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-04313-0
Laboratório de Matemática. Instituto de Educação General Flores da Cunha (1961). [Relatório de atividades de 1961] (Tombo 1564 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, Brasil. http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001564.
Laboratório de Matemática. Instituto de Educação General Flores da Cunha (1963). Arquivos: um problema em marcha (Tombo 1852 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, Brasil. http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001852.
Laboratório de Matemática. Instituto de Educação General Flores da Cunha (1965). Relatório das atividades realizadas no decorrer do 1º semestre 1965 (Tombo 1565 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, Brasil. http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001565.
Laboratório de Matemática. Instituto de Educação General Flores da Cunha (1966). Relatório de 1966 (Tombo 1560 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, Brasil. http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001560.
Laboratório de Matemática. Instituto de Educação General Flores da Cunha (1967). Relatório de 1967 (Tombo 1667 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, Brasil. http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001667.
Oliveira, M. C. A. (2019). Referências para ensinar Matemática Moderna no primário: o material Cuisenaire e sistematização de saberes. Educação, 42(2), 257-263. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33816
Sauter, L. T., & Fischer, M. C. (2019). Material Concreto: Trimath e Quadrimath no Ensino de Matemática. In Anais do 17º Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da Educação Matemática. Aracaju. https://xviiseminariotematico.paginas.ufsc.br/sessao-de-comunicacao-3/
Silva, M. B. O., & Rosa, N. G. (2019). Material Cuisenaire: o uso de barras coloridas no ensino da matemática nos anos 1960 em um Instituto de Educação. In Anais do 2º Seminário Práticas e Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (pp. 101-114). Pelotas. https://www.ufrgs.br/escolasnormais/wp-content/uploads/2022/04/ anais_2_escolasnormais.pdf
Souza, C. A., & Tomasi, D. C. (2019). Preservação da memória do ensino de matemática: análise do acervo de livros do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação Flores da Cunha. In Anais do 2º Seminário Práticas e Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (pp. 135-145). Pelotas. https://www.ufrgs.br/escolasnormais/wp-content/uploads/2022/04/anais_2_escolasnormais.pdf.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 28 PDF downloads: 10