Biblioteca do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha: estudo dos livros publicados em francês

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.653

Palavras-chave:

Acervo, Livros, Formação de Professores, Escola Normal, Laboratório de Matemática, Matemática Moderna

Resumo

O artigo apresenta os livros publicados em francês da coleção digital “Práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul” composta pelos documentos do acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha (LM/IE), constituído entre os anos 1950 e 1990. O texto enfoca os livros dos autores Zoltan Paul Dienes, Nicole Picard, Caleb Gattegno, Georges Papy e Frédérique Papy e Louis Duvert, René Gauthier e Maurice Glaymann que são os autores de maior parte dos livros em francês pertencentes à coleção digital.  Discute-se a importância desses livros em estudos e cursos promovidos pelo Instituto de Educação, principalmente referentes à modernização do ensino de matemática na formação de professores. As obras de Dienes, autor associado ao Movimento da Matemática Moderna, foram amplamente traduzidas e utilizadas pelas normalistas no Instituto de Educação, assim como os livros de Nicole Picard. O método de “Números em Cores”, bastante difundido por Caleb Gattegno, fora aplicado em aulas no ensino primário, e o Material Cuisenaire deixou marcas na prática pedagógica no Instituto de Educação. 

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Biografia do Autor

Andressa Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Elisabete Zardo Búrigo , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2024-11-29

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Como Citar

de Souza, J., Silva, A. R. da, & Búrigo , E. Z. (2024). Biblioteca do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha: estudo dos livros publicados em francês. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–20. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.653

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