HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras

Autores

Palavras-chave:

História da Matemática, Formação de Professores, Currículo, Mapeamento

Resumo

Esta investigação teve o intuito de mapear a presença das temáticas relativas à História da Matemática (HM) em disciplinas dos cursos presenciais de formação de professores de Matemática oferecidos por Universidades Federais brasileiras. Para tanto, identificamos esses cursos e, posteriormente, localizamos e analisamos documentos oficiais (Projetos Pedagógicos de Cursos, ementas, planos de ensino ou matrizes curriculares) de 117 (cerca de 87%) deles. Os dados obtidos indicam que temáticas relativas à HM são previstas de serem abordadas em disciplinas de 112 cursos, de modo que são indicados tópicos da HM e aspectos referentes às articulações entre a HM e a Educação Matemática (EM). Os aspectos da HM estão presentes em ementas de disciplinas de “História da Ciência”, de “Ensino de Matemática”, de “Matemática” e, sobretudo, em disciplinas específicas de “História da Matemática”. Já as articulações entre HM e EM que são apresentadas se referem a: “HM no Ensino”, “História da EM” e “HM como uma possibilidade de pesquisa na EM”. Os aspectos da HM estão mais presentes nas ementas analisadas que os das articulações entre HM e EM e cerca de metade dos cursos abordam ambas temáticas. Entretanto, apenas 18% dos cursos analisados ofertam disciplinas cujas ementas apresentam aspectos da “HM”, da “HM no Ensino” e da “História da EM”, conforme indicado pela literatura. Assim, ressaltamos que os resultados desta investigação podem fornecer elementos que permitem um repensar sobre formas de incluir aspectos da HM e de suas articulações com a EM em cursos de Licenciatura em Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Feiteiro Cavalari, UNIFEI

Doutora em Educação Matemática pela Universidade “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Câmpus Rio Claro. Docente da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, Minas Gerais.

Silvia Raquel Aparecida de Moraes, Colégio Tecnológico Delfim Moreira

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Docente do Colégio Tecnológico Delfim Moreira, Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, Brasil.

Angélica Raiz Calábria, Centro Universitário Claretiano

Doutora em Educação Matemática pela Universidade “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Câmpus Rio Claro. Docente do Centro Universitário Claretiano, Rio Claro, São Paulo, Brasil

Sabrina Helena Bonfim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Câmpus Rio Claro. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Paranaíba, Mato Grosso do Sul, Brasil

Referências

Araman, E. M. O. (2011) Contribuições da História da Matemática para a construção dos saberes do professor de Matemática. Tese de Doutorado. Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática do Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Londrina.

Balestri, R. D. (2008) A Participação da História da Matemática na Formação Inicial de Professores de Matemática na Ótica de professores e pesquisadores. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

Balestri, R. D. & Cyrino, M. C. C. T. (2010). A História da Matemática na Formação Inicial de Professores de Matemática. Alexandria. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 1, 103-120.

Borges, L. C & Cavalari, M. F. (2021). A história da matemática em propostas didáticas para a formação de professores: um estudo em teses e dissertações brasileiras. Revista Paranaense de Educação Matemática, 10(22), 174-199. Recuperado de http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/902

Bonfim, S. H. (2021). “A História da Matemática em disciplinas dos cursos de formação inicial de professores de matemática das universidades federais localizadas na região centro oeste do Brasil”. In. Anais do XIV Seminário Nacional de História da Matemática. Uberaba, MG: SBHMat.

Brasil. Relatório do primeiro ano do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) – 2008. 2009. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2069-reuni-relatorio-pdf&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192. Acesso em fev. 2020.

Cavalari, M. F. (2019). “A inserção da História da Matemática na Formação Inicial de Professores: breves considerações”. In. Anais do XIII Seminário Nacional de História da Matemática. Fortaleza, CE: SBHMat.

Fiorentini, D., Passos, C. L. B. & de Lima, R. C. R. (2016). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001-2012. Campinas: FE/UNICAMP. Recuperado em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pagina_basica/58/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf. Acesso em fev. 2020.

Katz, V. J. (2009) A history of mathematics: An introduction, 3rd. ed. Addison-Wesley.

Mendes, I. A. (2006) A investigação histórica como agente da cognição Matemática na sala de aula. In: Mendes, I. A; Fossa, J. A.; &Valdés, J. E. N. A história como um agente de cognição na Educação Matemática.(pp. 79-136). Porto Alegre: Sulina.

Miguel A.& Brito, A. J. (1996). A História da Matemática na Formação do Professor de Matemática. In: Ferreira, E. S. (org). Cadernos CEDES 40 (Centro de Estudos Educação e Sociedade) – História e Educação Matemática. (pp. 47-61, 1. ed). Papirus.

Miorim, M. A. (1998) Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo: Atual.

Moraes, S. R. A & Cavalari, M. F. (2019). A história da matemática nos cursos de licenciatura em matemática de universidades federais localizadas no estado de Minas Gerais. Revista Paranaense de Educação Matemática, 8(17), 121-148. Recuperado de http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/621

Nobre, S. R. (2012) A disciplina acadêmica “História da Matemática” na formação de profissionais em matemática. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.14, n.3, 507-524.

Sociedade Brasileira de Educação Matemática. (2013) “A formação do professor de Matemática no curso de Licenciatura: reflexões produzidas pela comissão paritária SBM/SBEM”. 2013. Recuperado de: < http://www.sbembrasil.org.br/files/Boletim21.pdf >. Acesso em: março de 2019.

Shuman, L. (1986) Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Research, n. 15 (2), p. 4-14.

Gert Schubring, G., Cousquer, E., Fung, C., Idrissi, A. I., Gispert, E., Heiede, T., Ismael, A., Jahnke, N., Lingard, D., Nobre, S., Philippou, G., Carvalho, J. P. & Weeks, C. (2002). History of mathematics for trainee teachers. In. John Fauvel, Jan van Maanen (eds.) History in mathematics education: the ICMI study, (pp. 91-142) Dordrecht: Kluwer.

Silva, C. M. S. (2001) A História da Matemática e os cursos de formação de professores. In: Cury, H. N. Formação de Professores de Matemática: Uma Visão Multifacetada. (pp. 129-165). Porto Alegre: EDIPUCRS.

Souto, R. M A. (2010) História na Educação Matemática -um estudo sobre trabalhos publicados no Brasil nos últimos cinco anos. Bolema: Boletim de Educação Matemática, vol. 23, n. 35, 515-536.

Stamato, J. M. A. (2003) A Disciplina História da Matemática e a Formação do Professor de Matemática: Dados e Circunstâncias de sua Implantação na Universidade Estadual Paulista, campi de Rio Claro, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. 2003. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2003.

Downloads

Publicado

2022-06-23

Métricas


Visualizações do artigo: 614     PDF downloads: 457

Como Citar

Cavalari, M. F., Moraes, S. R. A. de, Calábria, A. R., & Bonfim, S. H. . (2022). HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras. Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–24. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/500

Edição

Seção

DOSSIÊ - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA