SABERES A E PARA ENSINAR EM DISCUSSÃO: desdobramentos e entrelaces nas pesquisas em História da Educação Matemática.

  • Cézar Jesus da Rocha Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Palavras-chave: Matemática a ensinar, Matemática para ensinar, Ensino de Matemática

Resumo

Trata-se de um ensaio teórico cujo objetivo é contribuir com problematizações que impulsionem pesquisadores, em especial da História da Educação Matemática, aprofundar, ressignificar e/ou encaminhar novas pesquisas. Coloca em discussão os estudos desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra/Suíça. Nortearam esta reflexão as seguintes questões: Quais os pontos de convergência e singularidades entre os termos “saberes a e para ensinar” e “matemática a e para ensinar”? É possível falar de uma matemática a ensinar sem que a ela esteja associada uma matemática para ensinar, ou vice-versa? É admissível a polarização entre matemática para ensinar e matemática a ensinar, situando-as, exclusivamente no campo de formação profissional ou nos campos disciplinares de referência? Em que medida a categorização saberes a ensinar amplia ou diferencia conceito de conteúdos de ensino? A análise empreendida não responde a todas as questões levantadas, mas aponta alguns desdobramentos que esse referencial teórico pode encontrar quando aplicado ao campo de pesquisa em História da Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cézar Jesus da Rocha, Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Professor de Matemática da rede pública de ensino do Estado da Bahia. MsC. em Ensino na Educação Básica – UFES.

Referências

BARBIER, Jean-Marie. Savoirsthéoriques et savoirs d’action. Paris: PUF, 2011.

BORER, V. L. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. IN: HOFSTETTER, Rita.; VALENTE, Wagner Rodrigues. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

BAHIA (estado). Programa do Ensino da Escola Elementar Urbana do Estado da Bahia. 1925b. Disponível em:<http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/ programa.html>. Acesso em 09 de out. 2016.

CHARTIER, Roger. À Beira da Falésia: a história entre incertezas e inquietude. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 177-229, 1990.

DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, Rio de janeiro: Vozes, 1994.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (orgs.) Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (orgs.) Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

LEME DA SILVA, M. C. Número como um saber escolar – articulações entre um saber a ensinar e saberes para ensinar. In: XVI Seminário Temático: “Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática”, 2018, Boa Vista. Anais do Seminário Temático. Disponível em: <http://xviseminariotematico.paginas.ufsc.br/>. Acesso em: 02 de fevereiro de 2019.

VALENTE, W. R. A matemática nos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos? História da Educação, v. 20, n. 49, maio/ago., 2016. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/56670 > Acesso em: 5 de jan. de 2019.

VALENTE, W. R. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL, Curitiba, v. 17, n. 51, p. 207-222, jan./mar. 2017. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2836>. Acesso em: 05 de fevereiro de 2019.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1998.

Publicado
2019-05-26
Métricas
  • Visualizações do Artigo 391
  • PDF downloads: 28
Como Citar
Rocha, C. (2019). SABERES A E PARA ENSINAR EM DISCUSSÃO: desdobramentos e entrelaces nas pesquisas em História da Educação Matemática. Revista De História Da Educação Matemática, 5(1). Recuperado de http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/253
Seção
Artigos