LORENZO LUZURIAGA: caminhos transnacionais

Autores

Palavras-chave:

Circulação, Apropriação, Escola Nova

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar a trajetória profissional do professor Lorenzo Luzuriaga, traçando um caminho que o caracteriza como um vetor internacional de divulgação de trabalhos de autores espanhóis. Para tanto, apresenta-se uma breve descrição de sua trajetória acadêmica e profissional, destacando seu trabalho na Revista de Pedagogía em Madri e na Editora Losada em Buenos Aires, ambos sustentados nos ideais do Movimento da Escola Nova. Metodologicamente são abordados os conceitos de circulação e apropriação de ideias de Chartier (1990) e Sirinelli (1998), além dos pressupostos da história transnacional de Vera e Fuchs (2019). Considerou-se assim, que tais atitudes o representam como um vetor de divulgação de trabalhos de autores espanhóis, ultrapassando barreiras geográficas e considerando tal movimento como de circulação de ideias e pensamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anieli Joana de Godoi, Universidade Federal de Santa Catarina Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Ensino Básico do Estado de Santa Catarina (SED/SC). E-mail: anieligodoi@gmail.com.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Professor associado no Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenador do GHEMAT-SC.

Referências

Alves, C. (2019). Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, 33 (67), 27-55, jan./abr.

Barreiro, H. (1983). Lorenzo Luzuriaga y el movimiento de la Escuela Unica en España: de la renovacion educativa al exilio (1913-1959). Revista de Educación, 289, 7-48. https://www.redined.educacion.es/xmlui/bitstream/handle/11162/70178/00820073003496.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

Búrigo, E. Z. & Peixoto, F. A. B. (2018). Aprender a ensinar: memórias de professoras normalistas. EMR-RS, 19 (2).

Comas, M. (1934). Metodología de la aritmética y la geometría. Madri: Revista de Pedagogía. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/159306.

Comas, M. Metodoloía de la aritmética y la Geometría. (1952). 3 ed. Buenos Aires: Editorial Losada. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160285.

Delgado Martínez, M. Á. (2010). Margarita Comas Camps (1892-1972). Científica i pedagoga. Govern de les Illes Balears, Palma de Mallorca. https://mujeresconciencia.com/2014/11/27/margarida-comas-camps-1892-1972-cientifica-i-pedagoga/.
Chartier, R. (1990). A história cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Berthand do Brasil, Tradução de: Maria Manuela Galhardo.

León, A. C. M. (2011). Filosofía y Educación en España: Luzuriaga y la Revista de Pedagogía. Bajo Palabra. Revista de Filosofía II Época, 6, 53-62.

Luzuriaga, L. M. (1963). História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Companhia Editora Nacional. Tradução de: Luiz Damasco Penna & J. B. Damasco Penna.

Marques, J. A. (2013). Manuais pedagógicos e as orientações para o ensino de matemática no curso primário em tempos de Escola Nova. Dissertação. Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Monarcha, C. (2009). Brasil Arcaico, Escola nova: Ciências, técnica e utopia dos anos 1920-1930. São Paulo: Ed. UNESP.

PGL (2018). Lorenzo Luzuriaga, defensor da Escola Nova pública. https://pgl.gal/lorenzo-luzuriaga-defensor-da-escola-nova-publica/.

Rabelo, R. (2021). Perspectivas Transnacionais em História da Educação Matemática: entrelaçamentos com a new education fellowship. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, 23(1), 112-139.

Rodrigues, A. C. D. (2018). Saberes geométricos na Revista do Ensino de Minas Gerais nas décadas de 1940 e 1950. Dissertação em Educação Matemática. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Sirinelli, J. F. (1998). De la demeure à l'agora. Pour une histoire culturelle du politique. Vingtième Siècle. Revue d’histoire. 57, p. 121- 131, janvier-mars. https://doi.org/10.3406/xxs.1998.3716.

Downloads

Publicado

2023-08-05

Métricas


Visualizações do artigo: 340     PDF downloads: 87

Como Citar

Godoi, A. J. de, & Costa, D. A. da. (2023). LORENZO LUZURIAGA: caminhos transnacionais. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–12. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/561

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)