LORENZO LUZURIAGA: caminhos transnacionais

Autores

Palavras-chave:

Circulação, Apropriação, Escola Nova

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar a trajetória profissional do professor Lorenzo Luzuriaga, traçando um caminho que o caracteriza como um vetor internacional de divulgação de trabalhos de autores espanhóis. Para tanto, apresenta-se uma breve descrição de sua trajetória acadêmica e profissional, destacando seu trabalho na Revista de Pedagogía em Madri e na Editora Losada em Buenos Aires, ambos sustentados nos ideais do Movimento da Escola Nova. Metodologicamente são abordados os conceitos de circulação e apropriação de ideias de Chartier (1990) e Sirinelli (1998), além dos pressupostos da história transnacional de Vera e Fuchs (2019). Considerou-se assim, que tais atitudes o representam como um vetor de divulgação de trabalhos de autores espanhóis, ultrapassando barreiras geográficas e considerando tal movimento como de circulação de ideias e pensamentos.

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Biografia do Autor

Anieli Joana de Godoi, Universidade Federal de Santa Catarina Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Ensino Básico do Estado de Santa Catarina (SED/SC). E-mail: anieligodoi@gmail.com.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Professor associado no Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenador do GHEMAT-SC.

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Publicado

2023-08-05

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Como Citar

Godoi, A. J. de, & Costa, D. A. da. (2023). LORENZO LUZURIAGA: caminhos transnacionais. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–12. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/561

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